sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Soldadinho de Chumbo

José Eduardo Moniz, o novo soldadinho de chumbo do Sport Lisboa e Benfica, apresentou-se ao serviço, revelando-se na disposição de ajudar o General Vieira na tarefa de levar o Benfica ao lugar que merece. Apreciei a total coincidência que foi o facto de Moniz ter aparecido na televisão pública a falar sobre o Benfica e gostei igualmente de perceber que se há candidatura que está a ser preparada em cima do joelho é a de Vieira: então não é que Moniz, segundo palavras do próprio, só hoje é que confirmou ao presidente que se "apresentava na praça enquanto soldado benfiquista"? E com que bases é que o senhor Moniz tomou esta decisão? Decidiu avançar face ao "escândalo" que ocorreu na última Assembleia Geral do clube. Já agora, senhor Moniz, gostaria que me respondesse à seguinte questão: onde estava o senhor a 27 de Setembro de 2012? É que na Assembleia Geral que criticou na entrevista à RTP não estava de certeza! Não foi, não esteve, não votou, não apareceu. Quer explicar-se aos benfiquistas, ou acha que já atingiu um tal nível de vieirismo que faz com que não tenha de se explicar a ninguém?

Será que Moniz se esqueceu da forma como Vieira o enxovalhou há três anos, acusando-o de ser um mau benfiquista, de estar com quotas em atraso, de ser um mau exemplo e de ser uma porta de entrada para os espanhóis conquistarem o Benfica? Como é que uma pessoa se presta a isto? E quais os interesses de Moniz no meio disto tudo? Apenas e só ajudar o Benfica, como diz, ou ter um papel importante a nível pessoal na decisão sobre os direitos televisivos? Ou mais que isso? Recuperar o dinheiro que a Ongoing investiu no Benfica Stars Fund? Gostaria de saber. Claro que Moniz não responderá a estas questões directamente, mas as suas acções o dirão.

Quanto ao conteúdo da entrevista dada à RTP, Moniz de 2012 choca frontalmente com Moniz de 2009. Vieira passou de incapaz e de mau presidente a alguém que até tem feito um bom trabalho face às limitações actuais. Surgem críticas a quem se coloca na "confortável posição" de criticar e de se colocar contra, numa possível alusão ao José Eduardo de há uns anos. Aparece a velha cantiga da importância do unanimismo, sugerindo que quem não está a favor encontra-se apenas em busca de promoção pessoal. Parece que alguém não se andou a baldar aos ensaios.

Para mim, a situação é clara: tenho a opinião de que José Eduardo Moniz é uma pessoa inteligente com capacidade para liderar o Benfica, um dia, quando se rodear de gente capaz e competente. Acho que ainda hoje não gosta de Vieira, mas descobriu que o melhor, ou pelo menos o mais rápido dos caminhos para chegar à tão ambicionada presidência é aliar-se a quem tem o poder. Se não os podes vencer, junta-te a eles. Parece que foi isto que Moniz escolheu.

P.S. Notável a forma como Moniz assimilou o discurso de Vieira e do vieirismo. O sacrifício pessoal, o unanimismo, enfim, está tudo lá. Mas o toque de classe e inteligência que lhe dá é cunho pessoal.

21 comentários:

Meddler disse...

Belo post. E uma situação mais que previsível para os mais atentos.

Manoel Barbosa disse...

Cristalino e acutilante post !

Nuno Bento disse...

Excelente análise.

Ao texto junto apenas o facto de não reconhecer a Moniz, ou a qualquer outro benfiquista, autoridade para colocar em causa quem foi à AG expressar o seu descontentamento com a Direcção e votar contra o R&C, especialmente quando nem sequer esteve presente. Era só o que faltava.

Nirvana disse...

JNF,

És puramente destrutivo...estás a falar de quem não conheces....e cujo o metodos de gestão estão mais que credebilizados...

PS: Gostava muito de ver o Moniz no Benfica...gostava eu e te garanto que tu tambem...

JNF disse...

Nirvana,

não sou destrutivo, sou coerente. Estou a falar com base na entrevista que vi e no que me contaram há uns meses (lembras-te de um post em que eu dizia que haveria gente que viraria a casaca antes das eleições? Bingo!). Aliás, se leres o texto com atenção, verás que eu gostava de ver Moniz no Benfica, MAS RODEADO DE GENTE COMPETENTE (desejo que formulei em 2009, podes ir aos arquivos do blog). Critico o facto de virar a casaca em busca de um atalho para chegar à presidência, não o critico em termos profissionais porque, como vem no post, sei bem do seu valor.

Miguel disse...

Pode ser um excente profissional mas não o quereria no Benfica. Estes valores não são os do Benfica. Mais um que quer por os interesses pessoais à frentes dos do clube. Por mim, RISCADO para sempre! (se é que j+a não estava)

Anónimo disse...


«Quando eu vejo manifestações, como na última assembleia do Benfica, insultos e críticas a Luís Filipe Vieira, o que digo é: porque não pagam eles os ordenados? Não querem que vendesse Javi por 20 milhões ou que o Witsel saísse pela cláusula de rescisão? Penso que Luís Filipe Vieira tem feito um trabalho fantástico no Benfica, treinador não é e como não é, não vejo que as responsabilidades diretas no sucesso da equipa sejam do presidente. O que fez no Benfica parece-me digno de tanto respeito que não entendo determinado tipo de reações, falta de respeito pela dignidade. E isso são coisas que me deixam triste"

Este Mourinho deve querer "tacho", toda a gente sabe que o que este gajo quer é deixar o Real e treinar o Benfica.

Miguel A. disse...

Muito bom o teu texto, JNF.

Choca-me esta cambalhota de JEM. Depois das críticas que endereçou a LFV, e da forma como foi - conforme dizes, e bem - enxovalhado pelo mesmo há três anos, este alistamento como soldado vieirista é, no mínimo, curioso. E também ficámos a saber que para JEM é um "escândalo" que os sócios do Benfica critiquem, em AG, a gestão do clube. Qual será então o local mais adequado? O camarote presidencial, durante um jogo, quando LFV se senta ao lado de gente como Oliveira, Gomes e Salvador?

Abraço

vb disse...

A passagem dos anos, a vida, ensina-nos que só um burro é que não muda de opinião, meu caro. Não me parece que alguém seja já chuatdo para canto, vira-casaca, porque muda de opinião. Eu por exemplo votei cds nas últimas eleições e, ano e meio volvido, só se fosse cega e desprovida de cérebro é que continuava a defender com unhas e dentes a actuação do governo. São inegáveis os meritos de Moniz à frente da tvi e globalmente gostei da entrevista, e falou sim na divergência com vieira, insistiu sim que vieira não tinha sido correcto com ele. Mais importante se esteve ou não na AG, ou outras minudências é se se trata ou não uma mais valia para o nosso Benfica. Ou não?

vb disse...

E já agora, não sei se entregarei os meus 50 votos a algum candidato, a vieira reconheço méritos mas muitos defeitos nestes anos, o mais certo será votar em branco. Agora veiga não quero com toda a certeza no meu clube.

Anónimo disse...

A frase, que passo a transcrever (“tenho a opinião de que José Eduardo Moniz é uma pessoa inteligente com capacidade para liderar o Benfica, um dia, quando se rodear de gente capaz e competente”) choca por completo (na minha opinião, como é óbvio) com o sentido genérico do post.

Então um indivíduo que segue uma via sinuosa (para não dizer outra coisa pior) para chegar ao poder e que é um vira-casaca alguma vez podia ser um verdadeiro líder do Benfica? Nunca jamais, em tempo algum!

Eu admito que alguém possa mudar de opinião desde que apresente justificações plausíveis para tal e não perante questões de princípio. Ora, ele ontem na entrevista não apresentou uma única razão para mudar de barricada. Depois do que aconteceu na Assembleia Geral é que mudou de opinião? Nem um ceguinho surdo-mudo consegue enganar!

Nele que ele estivesse todo besuntado de ouro o queria como Presidente do Benfica!

MM

Anónimo disse...

que achas do que vem hoje no record, de o Rui Costa poder vir a integrar a lista do Rangel?

Anónimo disse...

Em entrevista que poderá ver, a partir das 21.30 horas, em A BOLA TV, exclusivo no Meo, José Mourinho fala obrigatoriamente do futebol português, abordando, nomeadamente a situação do Benfica.

«Quando eu vejo manifestações, como na última assembleia do Benfica, insultos e críticas a Luís Filipe Vieira, o que digo é: porque não pagam eles os ordenados? Não querem que vendesse Javi por 20 milhões ou que o Witsel saísse pela cláusula de rescisão? Penso que Luís Filipe Vieira tem feito um trabalho fantástico no Benfica, treinador não é e como não é, não vejo que as responsabilidades diretas no sucesso da equipa sejam do presidente. O que fez no Benfica parece-me digno de tanto respeito que não entendo determinado tipo de reações, falta de respeito pela dignidade. E isso são coisas que me deixam triste», afirmou.

Manoel Brbosa disse...

As ténias, muitas, que gravitam e usam(!) o actual poder instalado no Clube, servem para tudo : acabo de saber que Pregal Colaço anunciou em finais de Setembro que "ponderava" candidatar-se, depois em Outubro já não "a pedido da família" e ontem, reconheceu méritos a Vieira, blá-blá-blá...
Mais : nessas entrevistas apresentou-se com ex-"conselheiro" do Presidente Manuel Vilarinho... Ora, a única vez que o encontrei na área dos gabinetes do antigo Estádio, foi na expectativa de ser nomeado como director do andebol, e estava furibundo com o dirigente "X" porque lhe havia transmitido essa impossibilidade...
Enfim...

JNF disse...

Anónimo,

vamos discutir as palavras de Mourinho hoje à noite.

Miguel A.,

não acredito que JEM criticasse o facto de haver crítica a Vieira, penso que ele quer sublinhar a forma como a crítica foi feita, com insultos à mistura. Percebo-o, mas isso não justifica a cambalhota com mortal encarpado.

v.maria,

sem dúvida, só um burro é que não muda de opinião, totalmente de acordo! A minha questão é simples: será que Moniz mudou mesmo de opinião? Ou está apenas a vender-se para chegar ao cargo que quer, a presidência do Benfica, por um atalho fácil (Vieira) em vez do caminho que ele mais desejava (a oposição)? É isto que discuto.

MM,

percebo a questão e acho-a extremamente pertinente. No entanto, a meu ver, o que falta a Moniz (e que ficou provado neste caso) é carácter, não capacidade de trabalho, de liderança ou de vencer. Claro que prefiro alguém que tenha as duas características em conjunto, mas se só tiver uma das duas, que seja a da competência. Vieira não tem nem uma nem outra.

Anónimo,

acho... estranho. O Rui que se "oriente" e que decida o que quer. Já é homenzinho para se decidir se quer carne ou peixe.

Manoel Barbosa,

essa notícia é do ano de 2006, atenção.

Manoel Barbosa disse...

JNF,
Grato pela correcção.
Li a "notícia" no blog Novo Geração Benfica e não atentei ao ano, distraído pela coincidência dos meses.
Mas mantenho a minha apreciação sobre PC.

Tiago disse...

Novo filme:

Selling Private JEM

Anónimo disse...

moniz e o maior ponta de lanca k o oliveira tem na imprensa, se duvidas havia quo o negocio com o oliveira ta feito esta decisao tira me as duvidas, nao e por acaso que vieira disse que o negocio era feito em fevereiro e tem se vindo a passar o tempo e nepia, nao va o negocio lixar me a votaçao....
o benfica espelha bem o que e o pais homens serios e com tomates nao se em currais

abraço
joaquim pereira

Unknown disse...

JNF, e se esse atalho, for um mal menor para um fina à medida de todos nós que desejamos um Benfica à Antiga?

Além do mais, não esquecer que é Açoriano. E todos nós sabemos do que são capazes este povo. eheheheh

Abraço

Unknown disse...

Discordo contigo JNF, primeiro que tudo o carácter, mesmo antes da competência, pois essa pode ser resolvida com uma boa equipa de gestão, enquanto que o carácter não há nada que resolve e uma pessoa sem carácter é um atentado aos princípios e valores do clube.

Anónimo disse...

Hi there mates, how is everything, and what you want
to say about this paragraph, in my view its truly remarkable
for me.
my site :: latest mufc transfer news man utd