segunda-feira, 23 de julho de 2007

Vedeta ou Marreta?

Salve Benfiquistas!

Não vos quero falar do blog fundado pelo nosso amigo T-Rex, mas de um fenómeno “de duas cabeças”, típico de pré-época e que convém combater: o “queimanço” ou endeusamento prematuro.

O endeusamento prematuro é nocivo, não pelo entusiasmo gerado na pré-época, mas pela "ressaca" desse mesmo entusiasmo quando começam os jogos a doer. Já diz o ditado, quanto maior a altura, maior o tombo... Quando o entusiasmo se transforma em exigência “instantânea” e intolerância ao mais pequeno erro – sobretudo nos primeiros jogos da época! - é que se percebe o real perigo do endeusamento.

O “queimanço” também é nocivo, e nisto temos ajuda dos nossos adversários. Muitos procuram, desde cedo, arranjar “clichés” para definir um jogador: este é um flop, este tem medo de rematar, aquele é egoísta, este sai mal nos cruzamentos, etc. O atleta fica marcado, o que em alguns casos pode ter consequências negativas no próprio desempenho: se lhe chamam tosco, vai tentar à viva força fazer bonito, se lhe chamam velho, vai tentar provar que é tão ágil como os novos, etc...

Não digo que, como no “Vedeta e Marreta”, se espere pelo fim de uma carreira (ou quase) para se avaliar um jogador, mas penso que é sensato sermos moderados na nossa apreciação dos reforços... Vamos dar espaço aos “discretos” para crescer, e saber aceitar as baixas de forma das nossas grandes promessas...

Saudações Gloriosas!

11 comentários:

Rebel Yell disse...

Sem falar em certos benfiquistas que já traçaram o fim da carreira do Miguelito,Nuno Gomes no Benfica.Uns são filhos,outros são enteados....

Rebel Yell disse...

É como o caso Moretto,um bom GR (e é),que no Benfica deixou a desejar,muito nervosismo,pouca confiança/segurança..depois o chamado,tribunal da luz,condenou-o.Resultado?Foi vê-lo caído no chão a receber assistência e o publico a aplaudir e a gritar Moreira,como se isso fosse algum tipo de apoio ao clube.Moreira é bom GR,mas já o vi comprometer inumeras vezes,tal como o Quim e o Moretto.Resumindo,tinhamos três bons GR's,mas nenhum era infalíverl ou próximo daquilo que os benfiquistas "exigem".Quanto ao Butt,infelizmente já o conhecia e sei que é matraquilho,apesar de ter qualidades,não me parece que seja sequer melhor que o Moretto,logo...dificilmente cairá nas graças.Só mais uma observação : é ridiculo certos sites dos media,colocarem o video do golo absurdo sofrido pelo Butt..de facto,é hilariante,mas porque não mostraram também um video dos golos "batanetes" sofridos pelo Ricardo ao Bétis? Ou o "Coup de Grace" do Helton,oferecido ao Robben e o entregaram ao Dunga?Parecendo que não,quem viu o video,julgou logo "este Butt é merda" (n é merda,mas..n vem acrescentar nada).

Tiagojcs disse...

Concordo . Os jogadores precisam de tempo , apoio e espaço . Embora seja tambem compreensivel que os adeptos exijam sempre mais de jogadores ou funcionarios de um clube de futebol que ajudam a pagar os seus incalculaveis ordenados .

O futebol esta inflacionado e quem paga essa factura são os jogadores de ambito psicologico mais fraco .

http://catedraldapalavra.blogspot.com/

Pica-Miolos disse...

Não são os comentários de café que fazem com que um jogador fique desmoralizado (nem moralizado).
O que custa é ver certos 'adeptos do glorioso' a apupar e assobiar no estádio. Querem assobiar, fiquem em casa que sai mais barato...

Rebel Yell disse...

Tá tudo de férias,blog vazio,ehehe...

Sir disse...

Eu regressei hoje, ynwa. Ainda estou em período de absorção de informação...e ressaca!

Anónimo disse...

então o tipo que tanto se divertiu a fazer um post sobre factos não consumados (considerado o mais original, engraçado, genial, sem adjectivos para qualificar, etc.) não escreve uma palavra sobre saída de simão e veiga?

tsc, tsc, tsc...

grande desilusão nas hostes, menos no ynwa, que continua à espera que a notícia saia neste blog para acreditar nela

Rebel Yell disse...

Cheira-me que este é o habitual lagarto parvo,lol...claramente o eternobenfica faz parte das páginas favoritas.Sê bem-vindo Sir.

Quanto ao lagarto,bom...não estando totalmente correcto,até hoje,nunca vi o Sir ou outro membro qualquer do blog,publicarem notícias expeculativas ou infundadas (caso o menciones,visto seres chato por natureza,a cena do maxi lopez,devo recordar,que quem expeculou,foi o record,um forum lagarto que é escusado comentar e outras fontes dessa natureza).

Rebel Yell disse...

Só mais um detalhe lagarto,é que o tal post,acaba por ter ainda mais piada,dado o exacerbado contentamento dos lagartos,que na altura era publico,e todos os sonhos europeus que uns já lançavam (daí publicarem-se aqueles belos comentários dos teus compadres),se terem fundado numa contratação que afinal nem se concretizou...afinal,quem é que fica à espera do quê para acreditar em quem?Viva o record meu amigo.

dezazucr disse...

Por exemplo alguns já endeusam Cardozo por um remate e Coentrão por uma finta. Se por acaso as coisas começarem a correr mal, aiai meu Deus.
Quanto ao Nuno Gomes, sempre fui dos maiores críticos dele, sempre fui coerente desde que ele regressou ao Benfica, quando muito o elegiam como o melhor avançado "de costas para a balisa" seja lá o que isso fôr.

Como sou do contra, agora que tá toda a gente contra ele, eu tenho extrema convicção de este será o ano dele, pelas características do parceiro, pela concorrência que finalmente existe e, pelo facto de este ano aumentar a responsabilidade, visto ser o CAPITÃO!

Miguel Domingues disse...

Novo blogue: A Chama Imensa (www.chamabenfiquista.blogspot.com).

Passe por lá.

Obrigado.