sábado, 31 de janeiro de 2009

A lenda d'El Rey D. Sebastião


Reza a lenda que seria num dia de nevoeiro que El Rey D. Sebastião regressaria. Na Luz, o milagre foi mais ao menos o mesmo, mas de proporções bem mais bíblicas. Pedro Mantorras, para quase todos acabado, regressou numa noite de tempestade e fez o que parecia impossível num campo de batalha encharcado como aquele: marcou o golo que colocou o Benfica no lugar onde merece, mesmo que à condição.

Mantorras é D. Sebastião! Eu diria mais: devido a tantos regressos, Mantorras é como Santana Lopes... mas em bom!

Quanto ao jogo em si, foi o que foi. Com um dilúvio daqueles era impossível fazer melhor. Chutão para a frente, fé em Nuno Gomes e num muito batalhador Cardozo (sim senhor, é assim mesmo!). A bola prendia de tal forma no meio-campo que era difícil, se não mesmo impossível, sair a jogar pelo lado dos bancos de suplentes. David Luiz na primeira parte e Maxi Pereira na segunda aperceberam-se bem da situação e sempre que possível recorriam ao chuveirinho. De resto, na primeira parte, destaque para a desinspiração de Di Maria, o que torna muito difícil construir ataques com princípio, meio e fim quando há apenas um extremo puro a jogar. Yebda também continua muito longe da forma que apresentava no início da época e Carlos Martins está, aos poucos a melhorar, tendo sido o elo de ligação entre a defesa e o ataque. Já Rúben Amorim continua incrível, certinho, não compromete e é, para mim, o jogador chave do meio-campo. No ataque Nuno Gomes esteve, como sempre, muito batalhador e Cardozo desta vez também, tendo muita infelicidade na finalização, enviando duas bolas ao poste.



Na segunda parte mais do mesmo, mas com o Rio Ave mais atento ao contra-ataque, devido a um jogo horrível de Yebda. O empate parecia perdurar até ao fim, até que aos 66 minutos, Quique decide pôr Pedro Mantorras em campo. E já está: primeiro toque na bola, primeiro golo. Digam lá se não é talismã. Ele pode estar em condições lastimáveis, e está mesmo, mas continua a ser aquele Mantorras com aquele instinto fatal. E o carinho que os benfiquistas têm por ele ficou demonstrado aquando da sua entrada para o aquecimento, aquando da entrada em campo e ainda quando marcou o golo da vitória. Como disse o Jorge Baptista hoje na SIC Notícias, é um stade cusy!



Até final foi aguentar a pressão do Rio Ave, a inclinação do campo promovida pelo árbitro e a entrada de Bynia. Ainda pensei que fosse para lesionar o Yebda, mas não. Vitória suada e merecida.

Resumindo, este será um jogo para figurar nos almanaques futuros do Benfica, pela carga emotiva que teve. Chorei duas vezes no Estádio da Luz: na despedida do Rui Costa e hoje, com o golo do Mantorras. Obrigado, Pedro.

P.S. Rui Costa (o árbitro) é sério candidato a Dragão de Ouro.

7 comentários:

Constantino disse...

Pareceu-me ouvir o árbitro dizer ao miguel lopes, quando lhe mostrou o amarelo "toma lá que é o ultimo que te mostro, que para o ano somos da mesma equipa". O segredo do Mantorras tem que estar no facto de so ter 1 rotula. Aliás em jogadores como Binya ou Di Maria é visivel que o problema é mesmo terem 2 rotulas. O problema do meio campo não é o Yebda, é termos só 2 jogadores sendo que nenhum deles é trinco puro. Mas realmente não fazia mal nenhum explicar ao Yebda e ao David Luiz que com relvado empapado passes curtos rasteiros têm elevadas hipoteses de serem contra ataques do adversario. Ah e o mono-neuronio Di Maria....toques de calcanhar e dribles na lama....só não lhe chamei pai...

www.a-mao-de-vata.blogspot.com

Baresi disse...

Grande análise, só tenho um reparo a fazer quando dizes "No ataque Nuno Gomes esteve, como sempre, muito batalhador"...

epa... Estou farto de sofrer com esse ponta-de-lança(?), que dizem que é um 9.5, jogador que não é um 10, nem um 9... ou seja, se o futebol fosse jogado com 12, ele aí sim era indispensavel pq poderia servir de parede prós outros jogadores tabelarem. 10 promenores em 40 jogos por época, não podem justificar tudo. Não saltou a uma bola hoje, não criou uma jogada digna desse nome, fugiu sempre ao choque... Um a menos.

Sim, é bom pra vender camisolas, mas só... 12 ou 13 anos a jogar futebol ao mais alto nivel, e não consegue fazer nada de jeito no jogo, mais, consegue passar completamente despercebido, apesar de ter enviado pra bancada uma bola posta por cardozo no seu pé esquerdo.

Voltando ao jog, Grande MAntorras. Ainda guardo a camisola dele, comprada no primeiro ano que chegou á luz.

ultima nota... aos 89 min, o cardozo ainda sprintava... não marcou, mas pareceu-me a mim, ter sido o melhor jogo dele esta época.

Saudações benfiquistas

www.averdadedaliga.blogspot.com

Anónimo disse...

o di maria é mto fraquinho. o benfica tem que aproveitar para o vender logo. o tipo nao dá uma para a caixa! já nao é a primeira vez nem a segunda que o vejo a falhar golos escancarados. e o Benfica nao tem um melhor marcador de cantos que este argentino?
é só fama e nao vejo nadinha mas mesmo nadinha!
o sr Mantorras esteve mto bem, mal tocou na bola, marcou e fez a diferença! calou mtos que gozam com ele! Gostei mto do Cardozo (merecia um golo) mas claro para a semana vai para o Banco, e jogará o nuno gomes e o di maria (enfim, é o treinador que temos).
o Rubem Amorim é um bom jogador. até a extremo esquerdo faria melhor figura do que quem está lá! só que pronto no meu Benfica só jogam NOMES!

o tão criticado (por quique) sidnei mais uma vez esteve impecável, o sr quique enfim... mais valia estar caladinho!

o carlos martins tb esteve bem! sr quique pk ele nao joga mais minutos?

Gloriosasfera WebTV disse...

Os blogues Benfiquistas são muito mais que artigos e opiniões de Benfiquistas.

São a Mística viva do Glorioso Benfica.

A Gloriosasfera WebTV transmite 24 horas por dia vídeos feitos por Benfiquistas com todo a emoção, fervor e amor pelo Benfica.

Fica o convite para enviar um vídeo sobre este Glorioso blogue para a Gloriosasfera WebTV.

Os bloggers que não tenham disponibilidade ou meios para fazer o vídeo sobre o seu blogue podem contactar a Gloriosasfera WebTV para que o vídeo seja feito.

Saudações Gloriosas
Gloriosasfera WebTV
http://gloriosasferatv.blogspot.com

Cristina disse...

Nem sei como é que o árbitro não marcou falta ao Mantorras. Afinal, ele espera a queda do adversário para se desviar, tal como aconteceu a outro jogador encarnado a meio-campo e ele viu falta. Foi um bom golo, mas, acima de tudo, a vitória é mais do que justa e peca por escassa.

Xelb disse...

Off post:

Speaker de serviço no Restelo:

"Uma salva de palmas para Pinto da Costa, que muito nos ajudou no conturbado momento financeiro que atravessámos".

Se a isto juntarmos os dois "pastelinhos" oferecidos na primeira meia hora de jogo e que até obrigou o Jaime Pacheco (que não vai nessas fitas) a substituir um ex jogador do Porto
que por sinal esteve em ambos os "pastéis" ir-se-á continuar fingir que não se vê nada?

Rui disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.