Comecemos, antes de "esmiuçarmos" esta derrota, por um ponto que chamo e voltarei a chamar a atenção sempre que necessário. É incompreensível que se coloque uma claque num piso superior do estádio. Incompreensível! Depois, e como há sempre gente que não se sabe comportar e que por isso nem deveria estar num estádio de futebol, situações como as de hoje... acontecem. E não são apuradas responsabilidades.
Um dos meus males é ter a ideia de que os jogadores devem jogar nas suas posições. Enfim, sou incorrigível. Mas se algum dia vir o Nuno Gomes a médio-defensivo, o Quim a ponta-de-lança ou o Fábio Coentrão a defesa, não tenho dúvidas que aparecerá sempre alguém a dizer que sou eu que estou errado e que não percebo nada disto. Ok, adiante...
Ficar com 5 pontos de vantagem sobre o FC Porto e com 13 sobre o Sporting era preocupante. Jorge de Sousa tratou de evitar males maiores, ao anular incompreensivelmente um golo limpo a Luisão. Cardozo agarrou Leone? Agarrou. Leone agarrou Cardozo? Também. Alguém põe sequer em equação a ideia de que este árbitro assinalaria penalty a favor do Benfica num lance semelhante? Jamais (jamé)! Previsível. Tão previsível...
Polémicas à parte, até final do primeiro tempo, o Benfica superiorizou-se ao Braga, mostrando uma reacção extremamente positivo ao golo madrugador minhoto. Mas a dúvida paira: como teria sido o jogo, até final, se após as provocações dos suplentes bracarenses a Di Maria e depois de toda aquela confusão no túnel, Cardozo não tivesse sido expulso? Obviamente que uma expulsão não justifica tudo, mas era Cardozo.
No segundo tempo o Benfica entrou decidido a massacrar o Braga, e assim o fez. No entanto, sem Cardozo como referência na área e com Saviola a cair demasiado nas faixas, Jorge Jesus acabou por escolher Keirrison como substituto do paraguaio. O jovem brasileiro teve cerca de 40 minutos para mostrar o que valia, mas aquilo que fez em Braga foi manifestamente pouco. Um jogo que "pedia" alguém que soubesse arrastar defesas (pois o Braga também só jogava com dez), um jogo que pedia Nuno Gomes, teve Keirrison, e com ele, o Benfica perdeu o jogo. Foi uma substituição errada. Keirrison deve efectivamente jogar, mas não numa altura destas. A partir daí, e apesar do domínio do nosso clube, o Braga começou a tentar equilibrar o jogo, mas sem grande objectividade, fruto da ausência de Meyong, substituído ao intervalo. Acabou por chegar ao golo num lance bem construído e finalizado por Paulo César, que estava a ser marcado pelos olhos de Maxi Pereira.
O Braga, a contrário do que se tenta passar através da comunicação social, tem uma excelente equipa e, já sem as provas europeias, tem tudo para se concentrar apenas e só no campeonato. Na minha opinião, podem ser considerados como candidatos ao título. Podem não ter plantel, treinador nem presidente para isso, mas as surpresas acontecem.
Nota ainda para os dois presidentes. Felizmente temos um que, enquanto convidado, se sabe comportar, enquanto a outra figura menor e ridícula protagonizou um espectáculo digno do que é: um ser menor. Enquanto anfitrião, mostrou-se como desrespeitador e, no fundo, idiota. Tivesse a mesma forma de estar que LFV, que não se exibiu de forma alguma nem quando o Benfica marcou o golo que daria o campeonato, e o futebol em Portugal seria menos mau.
Durante a semana vão ouvir-se vozes que anunciarão o fim do Benfica mágico e goleador. Relembro que anda muita gente nervosa e preocupada com este Benfica. Na Luz, depois do resultado de Goodison Park, seja ele qual for, espero que os benfiquistas dêem uma prova inequívoca da força actual do clube.
P.S. Jorge Sousa eleva para 10 o registo de jogos em que o Benfica não ganhou com uma arbitragem sua, num total de 12 possíveis. É obra. Aguardamos também para saber com quantos jogos de castigo vai ser brindado o nosso avançado Óscar Cardozo. Relembro que daqui a duas jornadas há clássico em Alvalade.
17 comentários:
Concordo plenamente com o post e acrescento aquela expulsão do cardozo não teria sido encomendada? pelo que se vê na tv aquilo começa com o Di maria. porquê expulsar o cardozo? certamente teve alguma intenção.
gloriosas saudações
"Maxi Pereira. Nunca fez a posição, mas é um jogador bastante inteligente, rápido q.b., que não comete muitas faltas e que tem um bom pé esquerdo."
Já digo isto á muito tempo e hoje comprovei mais uma vez a situação.
Ter o maxi pereira ou a Vanessa Fernandes a lateral direito acho que vai dar ao mesmo.
Para correr á parva, metam-me lá a mim.
A falta de classe em todas as situações de jogo, Maxi reforça a minha convicção ao demonstrar uma falta de capacidade encefálica a toda á prova.
E não sou só eu que o digo, já há mta gente a abrir os olhos.
Meu querido João PEreira...
Concordo com quase tudo que dizes! Só fazia um reparo, não acho que o segundo golo do Braga seja uma jogada bem construída, resulta de um lance fortuito - corte de um jogador do Benfica, que coloca a bola num avançado do Braga.
Eu além de não arriscar na colocação do conentrão a defesa também não apostava no Maxi, que a meu ver está em péssima forma.
Fizeste uma óptima síntese de todos os episódios
caríssimo, o cardozo vai tentar tirar o maxi e o di maria da confusao, leva um soco na cabeça... e é expulso!!! ve-se nas imagnes da sport tv, o video esta o ndrangheta.
e vamos la a ver se nao ha sumarisimos ao di maria por pontapear a bola
nao penso que o coentrao tivesse tao mal, mas e a tua opiniao respeito ponto final
outra coisa
espanta-me como o benfica sabendo de toda a pratica corrupta dos arbitros continue a jogar com eles como se vossem serios.
ja estamos fartos de ser fodidos por estes cabroes que admira-me a nossa passividade.
eu nao sei qual a consequencia se eventualmente o benfica disse-se:
eu nao jogo com este arbitro , se ele for nomeado num proximo jogo o benfica nao entra em campo estamos fartos de ser roubados e nao acreditamos nele.
fazam isto uma vez e veijam a reazao
foda-se tou farto disto, por este andar vamos chegar a janeiro e estamos com a epoca fodida,e depois ainda temos que ouvir que os porkos sao doutra galaxia
Se foi vermelho directo. Podes contar com pelo menos 2 jogos de suspensão. Muito conveniente. Mas sejamos sinceros, contra o Sporting basta o Mantorras.
Novo blog benfiquista:
purobenfiquismo.blogspot.com
Saudações benfiquistas!
enquanto n aparecer um fdp a boiar no rio, isto n vai la
O Di Maria não pontapeou a bola! Mandou a bola para o banco.
WWW.TUGAGOLO.PAGE.TL
WWW.TUGAGOLO.PAGE.TL
WWW.TUGAGOLO.PAGE.TL
WWW.TUGAGOLO.PAGE.TL
SPORTTV 1 ONLINE 24 horas
Parece-me que se perdeu o jogo na 1ºsubstituição. Teoricamente até poderia estar certa, mas a partir daí perdemos o meio-campo. Claro que só erra quem está lá. O golo do luisão só é anulado em Portugal (já o ano passado contra a Académica de Domingos tivemos um anulado só em Portugal.) Gostaria de ver o relatório do js: a tv o que mostra é o cardoso a levar um sopapo (penso que do moissoró) quando tenta parar a confusão. Só se fez algo já dentro do túnel. O próprio Leone que também foi para a rua parecia ser dos mais calmos.
"Ficar com 5 pontos de vantagem sobre o FC Porto e com 13 sobre o Sporting era preocupante. Jorge de Sousa tratou de evitar males maiores, ao anular incompreensivelmente um golo limpo a Luisão. Cardozo agarrou Leone? Agarrou. Leone agarrou Cardozo? Também. Alguém põe sequer em equação a ideia de que este árbitro assinalaria penalty a favor do Benfica num lance semelhante? Jamais (jamé)! Previsível. Tão previsível..."
Este teu parágrafo diz tudo.
Evidentemente que certos comentários com determinado teor serão sempre apagados. A saber: os ofensivos e os que ataquem o Benfica. Querem dizer mal do Benfica? Há muitos blogues de outras cores... lá podem descarregar as vossa frustrações!!!
Sinceramente, num jogo muito complicado de arbitrar (duro e com um ambiente que já nem via em derbies) acho que apenas houve um erro claro do árbitro, a (não) expulsão do João Pereira. Não consigo perceber como se marca aquela falta e não se dá o 2º amarelo, até porque não tem atenuante, João Pereira foi dos jogadores mais duros e provocadores dentro de campo.
Sobre o túnel, acho que o Dí Maria devia ter evitado aquele comportamento, mas foi o menos naquele caos. O propósito deste comentário é uma reportagem que vi na SIC que de tão isenta pode parecer vinda a mando do Benfica. Descreveram todos os pormenores (na realidade faltou o comportamento do banco antes do lançamento), desde o empurrão do fiscal de linha (?!?! pensei antes que fosse alguém do banco do Braga) ao Saviola, a um pontapé de um jogador no adjunto do Jesus, dois socos/bofetadas de jogadores diferentes no Cardozo, tudo com o fiscal de linha a ver e um polícia que saiu da confusão em vez de actuar.
Ontem, tinha dito a amigos (de outros clubes) que esta confusão era mais do Braga que do Benfica. O Saviola que passa de cabeça baixa ao pé do banco do Braga, pode até ter dito tudo e mais alguma coisa, mas não se compreende a reacção dos jogadores do Braga e do fiscal-de-linha.
Aqui está o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=NSOU9J0fLXo
Enviar um comentário