quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Próxima fase

Sem collants, que agora até pretexto para capas de jornal são, o Benfica conseguiu uma vitória extremamente importante que lhe garante a passagem à próxima fase da Liga Europa como 1º classificado, evitando desde já os 1ºs dos outros grupos e os quatro melhores terceiros da Liga dos Campeões, tudo isto a uma jornada do fim. Com isto, posso considerar que a prestação da equipa na fase de grupos foi muito boa, conseguindo dar resposta às exigências de uma prova que é bem mais dura do que aquilo que se diz ou parece.

E considero-me ainda mais satisfeito pois o Benfica, hoje, venceu além do BATE, o frio que se sentia na Bielorrússia e uma possível desmotivação pela ausência de vitórias nos últimos dois jogos. Nos últimos jogos europeus realizados em casa por esta equipa de leste, equipas como Anderlecht, Levski Sofia, APOEL, Juventus e Steaua Bucareste não conseguiram ganhar, sendo portanto absurdo pedir mais uma goleada. Aliás, como Jesus disse esta semana, "absurdo" era o Benfica das primeiras jornadas!

O que também me deixa sobejamente satisfeito é o facto de o Benfica conseguir fazer a rotação do plantel sem grande perda de qualidade. Hoje, Júlio César (que esteve hesitante, é certo), Miguel Vítor, a tranquilidade em campo, Fábio Coentrão, em grande nível, e Felipe Menezes, enorme surpresa, renderam respectivamente Quim, Sidnei, Di Maria e Pablo Aimar. A época espera-se longa, com muitos jogos, entre os quais os das fases mais avançadas da Liga Europa, espero, pelo que é importante saber que há soluções de valor no banco e até na bancada.

Quanto ao jogo em si, o Benfica foi superior aos bielorrussos, que ao contrário do que se diz, não são um grupo de amigos que se juntam aos domingos para dar uns toques. Na primeira parte, que até foi bem equilibrada, o Benfica teve algumas oportunidades de golo, nomeadamente por Cardozo, mas a melhor chance foi a bola na barra de Krivets. O Benfica viveu muito da inspiração de Fábio Coentrão e da capacidade de segurar jogo a meio-campo por Javi Garcia. No segundo tempo, que iniciou praticamente com o golo encarnado, o Benfica foi claramente melhor até aos vinte minutos finais, com boas exibições dos já mencionados Fábio Coentrão e Javi Garcia, mas também de Felipe Menezes, Miguel Vítor, apesar do auto-golo completamente involuntário e sem hipótese, e também de César Peixoto.

A próxima jornada da Liga Europa joga-se na Luz, frente ao AEK de Atenas. Será um bom jogo para dar minutos a jogadores menos utilizados como Sidnei, Miguel Vítor, Shaffer, Menezes, Urreta, Weldon e Nuno Gomes, especialmente porque 72 horas depois (3 dias), há jogo grande com o Porto. Entretanto, no próximo fim-de-semana, o Benfica recebe a Académica, num jogo para o qual tenho grandes expectativas para ver como os jogadores encaram a partida, frente a um adversário bem organizado (ou não fosse o treinador Villas-Boas) e que venceu na Luz nas duas últimas temporadas (0-3 e 0-1). Sendo o Benfica claramente mais forte, tenho algumas reservas quanto a este jogo. Concentração máxima é exigida, se não queremos perder.

11 comentários:

Tiago Filipe Gonçalves disse...

Boas JNF,

Bom post... mas acho que cometeste uma gaffe (pode também ser confusão minha, devido às horas a que me encontro a comentar ^^)... dizes que o Benfica:

"garante a passagem à próxima fase da Liga Europa como 1º classificado, evitando desde já os 2ºs dos outros grupos e os quatro piores terceiros da Liga dos Campeões"

acho que não é assim... acho que ficando em primeiro no grupo é que se apanham os segundos classificados nos grupos e os piores terceiros que vem da champions... mas como disse, pode ser só confusão minha

Um grande abraço benfiquista, sempre atento !

djeiti disse...

JNF, correcção: evita os 1ºs dos outros grupos.

Num grupo que tinhamos consideravelmente dificil, estivemos à altura das obrigações e do prestígio do clube.
Bons jogos e boas vitórias nas competições europeias, sendo que esta teve um sabor 3 em 1: passagem em 1º lugar, regresso às vitórias moralizadoras, e permite descanso europeu para preparar jogo com os Andrades.
Saudações Benfiquistas

Jotas disse...

Completamente de acordo.
Vitória inteiramente justa do Benfica, apesar da péssima 1ª parte, conseguiu fazer um 2ª parte bem aceitável, num terreno complicado.
Num grupo nivelado por cima, é assinalável consguir o 1º lugar e o apuramento a uma jornada do fim, facto esse sim, que devia ser destacado.
Agora, o que me indigna um pouco, é que parece que o Benfica tem a obrigação de aniquilar qualquer adversário que lhe apareça, que tem a obrigação de marcar sempre muitos golos ou jogar sempre muito bem, que devia por exemplo, chegar a Alvalade e ganhar facilmente, etc, mas eu pergunto, há alguma equipa no mundo que o consiga? Não me parece, até o Barcelona, a melhor equipa do mundo a jogar, por vezes claudica.
Como disse Jesus e bem, anormal é golear sempre e o normal é isto, ter de se trabalhar, correr, lutar e jogar bom futebol para vencer, seja qual for o volume do resultado e não tenho dúvidas, que este Benfica, vai ganhar mais vezes e vai dar mais uma ou outra goleada, mas também terá jogos em que a margem mínima darão os mesmos 3 pontos e no fundo, isso é que importa. Dizem que só goleou os fracos, ok, goleou o Leixões, o Setúbal, Belenenses e o Nacional para a 1ª liga, o Everton e o Poltava na Liga Europa e os outros, quem golearam? Quais foram os seus resultados com estes adversários ou de idêntico valor? Essas goleadas e essa fase muito boa já ninguém nos tira, venham agora, com ou sem goleadas as vitórias, que apenas o que exijo, nada mais.

Anónimo disse...

Que sorte! Safaram-se desses papoes dos terceiros classificados da liga dos grandes! Prova que o porto passa sempre adiante e manda os papoes que empurrou pra baixo jogar com os grandes do torneiozito.
ahahah

um grande abraço

JNF disse...

Evita essas equipas referidas, TG e djeiti, eu é que já estava a dormir à hora em que isto foi escrito. Obrigado pela correcção. Sempre atentos!

ao último anónimo: não tenho dúvidas que se vocês apanhassem o Liverpool, mesmo em crise, seriam novamente trucidados, até mesmo pelo N'Gog. Por isso é óptimo evitar essas equipas. Quando fores esmagado na próxima ronda pelo Real Madrid ou Barça, aí quero ver.

Anónimo disse...

Pois eu nao tenho duvidas q se tu apanhares o atletico de madrid serás trucidado.
Que eu saiba o porto nos ultimos tres anos calhou em grupos com equipas inglesas, do topo da tabela, e nao everton, que está a lutar para nao descer este ano.
Ha 2 anos ficou em primeiro à frente do liverpool, ha 1 em primeiro à frente do arsenal, este ano foi apenas superado pela melhor equipa do mundo, o chelsea - e da maneira como foi.
o terceiro classificado do ano passado do grupo do porto esteve na final da taça uefa, a vossa liga dos pequeninos.

entretenham-se ai em baixo, nos jogamos ca em cima. cuidado com os nossos restos!

ahahah

um grande abraço

JNF disse...

A diferença é exactamente essa que dizes, anónimo, mas deixa-me que te explique com números dos últimos anos:

Benfica 5-0 Everton
Everton 0-2 Benfica
Man Utd 3-1 Benfica
Benfica 0-1 Man Utd
Benfica 2-1 Man Utd
Man Utd 2-1 Benfica
Benfica 1-0 Liverpool
Liverpool 0-2 Benfica
Benfica 1-1 Arsenal
Arsenal 1-3 Benfica

Total: 10J, 6V, 1E, 3D, 18GM, 9GS

Agora, o teu registo (espectacular, diga-se):

Porto 0-1 Chelsea
Chelsea 1-0 Porto
Porto 0-1 Man Utd
Man Utd 2-2 Porto
Porto 2-0 Arsenal
Arsenal 4-0 Porto (ui!)
Porto 1-1 Liverpool
Liverpool 4-1 Porto (ui!)
Porto 1-1 Chelsea
Chelsea 2-1 Porto
Porto 0-0 Arsenal
Arsenal 2-0 Porto
Porto 2-1 Chelsea
Chelsea 3-1 Porto
Man Utd 1-1 Porto
Porto 2-1 Man Utd
Porto 0-0 Man Utd
Man Utd 4-0 Porto (ui!)

18J, 3V (ena!, temos o dobro em metade dos jogos), 6E, 9D, 14 GM 29GS (ui!)

realmente é um brilhante registo.

Gisela Baptista disse...

Penso que o Benfica não entrou bem (não vi o jogo apenas ouvi e tenho de me fiar nos comentadores que por vezes....) mas conseguiu dar a volta e ganhar que era o que se pedia!!
Ficar em 1º é bom principalmente qdo toda a gente dizia que o Everton é que tinha o lugar garantido!!
Segundo um dos anónimos o Everton esta a lutar para não descer mas pertence a um campeonato que não se compara ao nosso a nível de preparação física!!
Ê depois que se nos calhar o Atlético de Madrid (que está em 17º logo muito perto de descer de divisão) somos "trucidados"?
Em que ficamos?
Força Benfica!!

Anónimo disse...

lol é engraçado ver a quantidade de jogos que tens para apresentar do teu benfica contra equipas inglesas...
se fossem equipas da biolorussia, da ucrania, da hungria, da grécia nao tenho duvidas que me apresentarias uma colecção infinita de jogos (cuidado nao apresentes o registo com os gregos eheh).
realmente o teu campeonato é outro.

Basta dizer que a nivel internacional o fcp tem mais titulos que o benfica e o sporting juntos. Não é preciso dizer muito mais.

um grande abraço.

JNF disse...

Essa dos troféus internacionais é outra bela história. Esqueces-te, certamente, de quem esteve em 8 (!) finais europeias e quem esteve em apenas 3. Faz lembrar a história da Supertaça Portuguesa. Sabes por que é que vocês têm mais que nós? Porque é uma competição recente.

P.S. Estou muito admirado com a frequência com que visitas este site. Engraçado... só hoje já foram mais de 3 vezes. O Benfica não te sai da cabeça, não é?

iBenfiquista disse...

Para o Anónimo andrade que continua a insistir. Só para sua informação, a 1ª campeões e intercontinental foram ganhas com a ajuda do doping. Essas para mim não contam, como nem deviam contar para pessoas honestas. A 2ª foi ganha com o Mourinho e bons jogadores, MAS, com a ajuda do sistema que protegeu os andrades nos jogos imediatamente anterios aos confrontos europeus. Chama-se BATOTA!

Saudações Benfiquistas