terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Sobre a AG de logo à noite

Não sou especialista em finanças, razão pela qual não tenho falado na AG que se vai realizar hoje mesmo para decidir a fusão da Benfica SAD com a Benfica Estádio. O que me parece é que tudo isto está a ser feito à pressa com o intuito de esconder possíveis factos que venham a desagradar à maioria dos adeptos benfiquistas.

Basicamente, a história bem resumidinha, pelo que venho lendo noutros blogs, é isto: o Benfica, com o passar dos anos vem acumulando prejuízo. Por isso, e para inverter tal situação, propõe-se a fusão da Benfica SAD com a Benfica Estádio para entrar mais dinheiro no clube para que estes problemas financeiros sejam resolvidos. No entanto, meses antes, o prórpio Domingos Soares Oliveira havia dito que tal medida não se justificava pois poderia dar problemas a nível fiscal. Os "antis", entre os quais Bruno Carvalho (!) afirmavam que era importantíssimo que essa fusão se efectuasse. Hoje, a situação é inversa: a SAD já se acha favorável à fusão e os "antis-light", leia-se Movimento Benfica, Vencer, Vencer, votam contra. No meio disto tudo o que acontece? Decide-se marcar uma AG para dia 23 de Dezembro, bela data, numa altura em que tudo é feito discretamente. Tão discretamente que dá nas vistas, daí passarem-na para hoje. Concluindo, se a proposta passar na AG, o Benfica fica numa situação em que terá, obrigatoriamente, de resolver as suas contas, numa opção que parece ser de tudo-ou-nada, caso contrário terá de vir alguém de fora, leia-se um investidor, ficar na posse do Benfica, um Abramavich ou um Shinawatra. E enquanto tudo isto se passa há mais 18 milhões de euros para investir em Janeiro.

Quem está confuso que se junte ao grupo. Cada vez percebo menos disto.

P.S. Já me alertaram na caixa de comentários para alguns erros deste texto, nomeadamente no que se refere às datas das AG's. Parece que são coisas diferentes. Muito obrigado.

4 comentários:

Unknown disse...

és tu e eu...
se bem que eu da área financeira perceba tanto como da área da agricultura :P

Anónimo disse...

JNF. ninguém alterou data nenhuma. A gritaria e a confusão é de tal ordem nos blogues e nos fóruns que até um dos melhores bloggers, como é o teu caso, confunde tudo.
A AG de accionistas (os que têm accções da SAD) é no dia 23. A AG de sócios do Benfica é hoje.

Anónimo disse...

mas penso que isto tudo e só a CS que diz blabla do GLORIOSO

pq se vimos bem o Benfica cada vez esta a investir melhor e a receber pouco ne..


por isso se estivessem mal não vaziam isso penso eu..

e outra coisa o GLORIOSO nunca vai a falência nem coisa do género pq os SÓCIOS nunca vão deixar por isso..

estou em paz :D

JS disse...

JNF,

Apenas corrigir uma pequena imprecisão, mas que acho importante. O Benfica SAD não vem acumulando, ano após ano, prejuízo. Até ao último exercício, até vinha estando equilibrado (teve lucros no ano da venda do Simão e, se não estou em erro, teve prejuízos muito próximos de 0 desde então). Os 35M€ este ano é que passaram para capitais próprios negativos (=activo-passivo).

A datas da AG, acho que o segundo comentário está correcto. A 23 é da SAD, não trocaram datas.

O cenário que colocas não penso que seja uma possibilidade. Porventura, exceptuando que numa situação calamitosa (apesar de algumas preocupações que tenho, alguns diagnósticos que tenho ouvido parecem-me exagerados) o Estádio poderá ir ao "prego".

A situação dos 18M€ tem a haver com tesouraria (que não tem directamente a haver com prejuízos e gestão de activos/passivos... é, aliás, uma pequena parte do activo).

P.S.: Pelo que tenho lido, é suposto que neste preciso momento (só há contas até 30 de Set) o Benfica já não tem capitais próprios negativos com entrada de proveitos do fundo, o que por si só não quer dizer que esteja já em equilíbrio.