sexta-feira, 9 de abril de 2010

"It could have been all songs in the streets"

Se há melhor sinal de que o grande Benfica europeu parece estar a ressurgir é o descontentamento ou desilusão que muitos benfiquistas sentiram no final desta eliminatória. Se há uns anos era lisonjeiro perder uma eliminatória por 5-3 com o Liverpool, hoje parece que sabe a muito pouco, que deveríamos te-los derrotados. E parecendo que não, isto é excelente. Há uma cultura de exigência, de querer ganhar. Saúda-se.

No entanto, poderia ter sido tudo tão diferente. A primeira mão em Lisboa foi claramente dominada pelo Benfica e se o árbitro tivesse coragem para ter tomado um conjunto de decisões que não tomou, porque não viu ou não quis ver, o Benfica poderia ter goleado os ingleses. O golo do Liverpool é irregular, pois Dirk Kuyt, jogador genial, tem interferência directa no lance, obstruindo a visão de Júlio César, impedindo que este se fizesse ao lance. O fora-de-jogo posicional tem interferência clara no lance, e isto é decisivo. Na segunda parte, o Liverpool viu-lhe perdoadas duas grandes penalidades: a primeira por mão de Lucas Leiva, que não tem o braço na posição natural nem mantém a posição do mesmo, desvia-o e corta um remate; no segundo lance nem há discussão possível, Jamie Carragher atinge Cardozo com uma patada, lance semelhante a um verificado no Portugal x Holanda do Mundial 2006, quando Nuno Valente fez o mesmo a Arjen Robben.

Na Luz, com 4-0, o Liverpool perderia todas as esperanças e a esta hora estaríamos a defrontar Quique Flores e o seu Atlético nas meias-finais da Liga Europa (ou o Valência, se não tivesse havido um roubo de igreja no Calderon). Poderia ter sido tão diferente.

P.S. Um agradecimento especial ao nosso leitor Jorge Veríssimo, que nos cedeu as imagens.

4 comentários:

Jorge Veríssimo disse...

É uma pena termos deixado desta maneira a Liga Europa, mas temos de olhar para o futuro e ganhar-mos já terça no verdadeiro jogo do título. Pois acredito que se o Benfica ganhar na terça, não ha nada neste mundo que nos tire o campeonato.

LPSA disse...

é a verdade... fomos muito roubados mesmo..

e no 2º golo do Liver nasce de uma invenção do arbitro, uma soposta falta de Aimar....

JNF disse...

Se a União der uma ajuda, acredito que poderemos ser campeões em Coimbra.

Bimbosfera disse...

E dizer isto que foi dito neste post a pessoas de outra cor? Alguns comparam isto com um suposto 2-1 à Porco, perdão, à Porto, contra o Arsenal, e uns 5-0 lá, que é quase igual a 4-1, nas cabecinhas deles!
Acredito que a União vai ajudar!
E sem dúvida, a exigência é de saudar, por fim! A exigência e os meios para tal!!!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com