domingo, 18 de julho de 2010

Apontamentos de Guimarães

O Torneio Cidade de Guimarães trouxe boas e más notícias. Eis os "apontamentos" que foi possível tirar, mentalmente:

Os melhores:

Alan Kardec - Simplesmente fabuloso. Nunca pensei que pudesse evoluir tanto em tão pouco tempo. O remate está muito apurado, as movimentações também e os apoios ofensivos melhoraram extraordinariamente, oferecendo soluções de jogo que Cardozo, por exemplo, não tem. Na hora de rematar, fa-lo letalmente. Boa surpresa!

Carlos Martins - Muito rápido a jogar, algo que nem é sua característica. Os golos também ajudam e se há alguém que deverá gostar desta bola é Martins. Podemos assistir a muitos golos dele este ano com este balão, se conseguir que não suba demasiado.

Airton - Bicho. Enche o meio-campo por completo, está numa forma invejável, mas também há quantidade de anos que joga na Europa e com a idade que tem. Não? 20 anos? Eu só me pergunto: onde é que este talento em bruto vai parar? Craque, não engana.

Gaitán - Outro que não engana. Não é Di Maria, é um jogador totalmente diferente, trás outras soluções de jogo. Não me parece que vá fazer tantas correrias e tantas fintas quanto Angelito, mas as combinações com os outros argentinos deixarão água na boca.

Incógnitas:

Jara - No primeiro jogo não deslumbrou, longe disso. Hoje esteve muitíssimo melhor. Mostrou alguns tiques de Bergessio, pareceu-me muito esforçado, mas tal como Bergessio não parecia ser nem rápido, nem bom a desmarcar-se ou a rematar. Hoje contrariou tudo isso. Tenho de ver mais para ter opinião formada sobre ele.

Javi Garcia - Não é propriamente uma incógnita pois todos sabemos quanto realmente vale. Mas este início de época está a ser difícil para ele. Felzimente Airton tem dado conta do recado, mas quero ver o melhor Javi, o Javi da época passada quanto antes, até porque dia 7 é já a doer. Volta rápido.

Os piores:

Balboa: Não sabe receber uma bola, não sabe passar uma, que "mono" fomos contratar ainda por cima ao preço que foi. Temos de nos livrar dele rapidamente, ainda por cima o salário que aufere mensalmente é astronómico.

Luís Filipe: É, ao que dizem, excelente pessoa e um grande benfiquista, mas isso não é critério para estar habilitado para vestir, dentro de campo, o manto sagrado. Com muita pena minha, mas não serve.

Roberto: Só quem não tiver o mínimo de exigência é que pode achar que o que se tem passado é bom. Não é. Tem sido medíocre, muito mau mesmo. Ser Benfica é apoiar, mas sem perder o espírito crítico. Roberto está numa situação limite a meu ver. Ou mostra no próximo jogo que merece a titularidade, ou então há que mudar, sem medos, reconhecer o erro e mudar, porque em primeiro lugar não está um jogador ou o dinheiro que se gastou nele, está o Benfica. E não nos podemos arriscar a perder um título por causa disto.

13 comentários:

Bimbosfera disse...

Boas. Grande análise. Já li por aí até algumas parecidas. Sobre o Roberto, volto ao mesmo. Até dia 7 tem toda a confiança do mundo para errar e aprender. Se a partir de dia 7 começar a meter água, aí há que dar espaço a quem não erre.
De resto... Concordo com tudo. Já agora, ESTE Airton mete, para já, no bolso TODO o meio campo adversário E O JAVI, ehehheheh! Grande bolso!!!
O AK47, ou Kardec, está a mostrar ao Cardozo que é bom que as férias acabem, sob risco de perder o lugar, o Gaitan, acredito, com o Coentrão vão partir rins que é uma coisa doida, em triangulações, tabelinhas, o que for. Concordo que não será em correrias loucas, aliás, o próprio jogador não corre como corria Di Maria, corre direito, corre a ver o que se passa. Di Maria, olhava para a bola, para o adversário, via onde o outro tinha os pés e arrancava, este não é assim... É mais Deco dos tempos de Mourinho no Porto, a meu ver, mas canhoto, e mais novo. Ainda tem que ganhar um pouco de calo, mas dá gosto ver, dá!
O Jara estou de acordo, aliás, já disse, concordo contudo, só a parte do Roberto é que tem o meu aval, ele e todos, que falhem agora, até dia 7. De resto é tudo!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Papoila calmante disse...

Bela análise. Gosto do que vi, melhorar vai ser evidente, as dúvidas estão sempre presentes, mas nós Benfiquistas, o nosso Estádio e a nossa força, irão marcar o caminho. E no final seremos Campeões!

Abraço Papoila Calmante

sloml disse...

Acredito sinceramente que iremos revalidar o título, mas a verdade é que a baliza está a matar-me... Espero mesmo que isto seja só tremideiras de pré-época e que o Roberto venha a calar todos os detractores, se possível já contra o Porto para a Supertaça. No entanto, confesso que cada vez que o vejo jogar parece que estou a ver o... Rui Patrício. E isso não é bom.

Anónimo disse...

o cesar peixoto tem defendido mal, tambem...

DeVante disse...

Oh Bimbo, o Deco nunca correu!

O Gaitán tem velocidade sim, só que não faz disso a sua principal arma porque tem outras, ainda mais letais...só isso.

O Gaitán é craque e Kardec está-se a fazer um jogador de outro nível.

Queria ver a imprensa se, em vez de Jara, fosse um bandido, uma maçã podre ou um Valdez que tivesse apontado aquele golão...amortizava logo qualquer coisa como 11M de euros...

Quando voltarem os 3/4 da nossa linha defensiva quero ver se algum Jorge Sousa nos poderá impedir...

Pedro disse...

As movimentações do Jara foram fantásticas...e a facilidade com q estes jogadores já troucam a bola entre si é um luxo!!!

Gaitan não é tão tecnicista como Di Maria mas é muito mais jogador de colectivo. Não será tão desiquilibrador como o Angelito mas dará muito mais coesão à equipa. Acredito que iremos ficar mais fortes, mais compactos, mais equipa.

Bimbosfera disse...

Olá de novo. Caro DeVante, eu não disse que ele era igual ao Deco, atenção, disse que a "classe", se é que se pode qualificar isso, faz-me lembrar o Deco do tempo de Mourinho. Por exemplo, não sei se alguém alguma vez pensou nisso, mas, para mim, parecido com Deco, há um, no Porto, o Fucile, que se Jesualdo tivesse tido coragem de o por a jogar mais à frente, com a capacidade de defesa que ele tem, pois é defesa, para mim, seria uma grande surpresa naquela equipa, mas, com os corruptos não quero muita coisa... Foi uma coisa que pensei logo quando ele veio para Portugal, pois morfologicamente faz-me lembrar o Deco também...
Pode ser de mim, mas são opiniões, e respeito a sua, como é óbvio, mas também me há-de dizer o que é que Gaitan correu assim tanto? Com espaço aberto correu, mas não correu que nem um desalmado. Acho que Ramires corre mais do que ele, tanto com bola dominada como sem... Mas são opiniões.

Abraço

Márcio Guerra

dezazucr disse...

Finalmente uma opinião que realça o excelente jogo que o Benfica teve.

Gaitan+++
Kardec+++
Airton++++

Quanto ao Jara, excelente golo, mas é um bocado desmiolado, à Bergessio. O que vale é que tem o Jesus para o ensinar a jogar com o resto da equipa.

DeVante disse...

E se fosses falar da corrupção noutro sítio, oh Márcio?

O Deco foi um jogador empolado, tanto quanto o Paulo Ferreira, Seitaridis e Nuno Valente.

O futebol foi o mesmo, beneficiando sempre de arbitros amigos.

Podem me vir com a champions e o caralho.
Pois, a champions foi ganha porque o árbitro, por duas vezes os apoiou.

Anulando um golo limpinho ao Manchester (o Porto empatou ambos os jogos, passou por golo marcado fora) e expulsando Jorge Andrade estupidamente contra o Corunha onde Deco fez a pior figura que já se viu na Champions, fingindo como SEMPRE foi o seu timbre...

Por isso, usar na mesma frase a palavra "classe" com "Deco" só se também estiver "sem"...

Classe te(ve)m o Maestro...SEMPRE.

Bimbosfera disse...

Caro DeVante, creio que não há motivo para falar assim comigo. Está muito irritado e não tenho culpa nenhuma. Eu acho que Deco, nessa altura, tinha alguma classe. É a minha opinião, e como lhe disse antes, respeito a sua. Aliás, a sua, como refere no fim do seu último comentário, concordo também. Rui Costa teve, de longe, muito mais classe que Deco, mas não quer dizer que Deco, a espaços, principalmente no Porto campeão europeu, não a tenha tido. Mourinho não é bom treinador? Eu também acho que foram beneficiados nessa época, sim, corrupção da grossa, ainda hoje ou ontem mais 2 bandidos, pai e filho, foram ilibados ou lá como se diz. Agora, um jogador, pontualmente, como Deco, a meu ver, teve alguma classe nalguns jogos. Não é obrigado a concordar comigo, que eu não levo a mal, agora, agradecia que me falasse com termos, pois parece que está muito irritado comigo sem eu lhe ter feito nada de mais... Creio, sinceramente, que estamos do mesmo lado, mas pela maneira como me trata não parece...

Abraço e respeite um pouco mais as opiniões dos outros, pode ser?

Márcio Guerra

Homem da Luz disse...

"O BENFICA É A MINHA CASA"

Pedro Diamantorras

Abraços para o 3º Anel

JNF disse...

da Luz de volta, finalmente! O blog é para continuar, certo? Que é feito do "7"?

João Tomaz disse...

Primeiro está o Benfica!
Frase que diz tudo o que penso sobre este pesadelo que tem sido o Roberto.