quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Apoiar nos Barreiros: sim ou não?

No comunicado recentemente emitido pelo Benfica, a alínea "b" é a que suscita, sem dúvida, mais opiniões distintas. Há quem concorde, há quem discorde e eu consigo perceber ambas as posições. Para quem não se lembra, é isto:

b) Compreendemos e associamo-nos ao movimento de indignação que desde sexta-feira varre o país. Face à adulteração da verdade desportiva, queremos pedir aos sócios e adeptos do Benfica que continuem a apoiar, de forma inequívoca e sem reservas, a equipa nos jogos que o Benfica realiza no Estádio da Luz, mas que se abstenham de se deslocar aos jogos fora de casa.

É de facto bem pensado tentar dissuadir os nossos adeptos de irem aos estádios dos adversários, nem tanto pela razão mais vezes apontada (não serem lesados económica e sentimentalmente pelos roubos), mas porque é um modo de fechar a torneira aos clubes mais pequenos, que se aproveitam das deslocações do Benfica para fazer vários meses de ordenados e ainda se aliam muitas vezes ao Porto com "n" jogadores emprestados. Visto por este prisma parece boa ideia. Mas...

Por outro lado há clubes que não me parece merecerem esta medida punitiva. A começar desde já pelo Marítimo, que neste defeso ousou fazer frente ao Porto no caso Kléber e que sofreu (e está a sofrer) as consequências de uma forma vergonhosa, com arbitragens escandalosas em praticamente todos os jogos (então com o Paços de Ferreira foi um fartote) que os puxaram para o último lugar na tabela classificativa naquele que é o pior arranque dos insulares nos últimos 20 anos, uma mera coincidência. Merecem os maritimistas este tipo de tratamento? Naõ me parece. Nem os benfiquistas da Madeira se devem sentir muito confortáveis com esta tomada de decisão, uma vez que a grande maioria só pode ver o Benfica ao vivo duas vezes por temporada, uma nos Barreiros e outra na Choupana. E não poderá esta medida ser prejudicial ao próprio Benfica em termos futebolísticos, dificultando, sem a presença de adeptos nos estádios, a conquista dos três pontos? Se jogar fora já é difícil, jogar fora num ambiente 100% hostil e sem qualquer apoio é ainda mais difícil.

Posto isto, devem os benfiquistas deslocar-se aos Barreiros para apoiar o Benfica nesta jornada?

27 comentários:

Anónimo disse...

NÃO! voces são chatos, já viste o que é andar a fazer pressão para n irmos aos jogos fora e no primeiro enchermos aquilo desautorizando a direcção?
o presidente teve o cuidado de chamar as casas do benfica e dizer "estamos a ser prejudicados, tenham paciencia, o pinto de sousa anda outra vez por ai a ligar aos arbitros, eles estao com a maquina toda a fazer pressão,pedimos a nota do arbitro da academica e foi uma vergonha, esta tudo bem montado, temos que utilizar as forças que podemos, eles tem de sentir a dor, desactivem em todas as casas do benfica a sporttv, etc etc" e agora voces querem ser os primeiros a desrespeitar?!?!?

eles tem de sentir a dor! os nossos meninos tem o jesus que lhes vai proteger e sabem que isto e por um bem maior, ou querem ganhar campeonatos de 4 em 4 anos????

Águia Preocupada disse...

É claro que os Benfiquistas em geral e alguns (poucos) clubes não merecem esta medida.
Mas abrir excepções não é aconselhável, sob pena de se tornarem a regra.
É que no fundo, no fundo, alguns comem de duas malgas... Fazem-se independentes mas vai na volta lambem as botas aos corruptos e aceitam os seus "favores"!
Ou faz-se ou não se faz. Sem medos!

71460_5/8 disse...

não pode haver segundas interpretações e desculpas (por muito boas que sejam) sob pena de a medida não resultar e não ter o efeito esperado!

temos de fazer uma greve a 100% para mostrarmos que não é apenas a direcção ou uma meia dúzia que acham que este campeonato é um nojo adulterado pela corrupção. quem for ver o jogo deve saber que assim nunca mais se conseguirá mudar este pantanal!

quem é Benfiquista na Madeira que vá ver o Marítimo noutro jogo se achar que o Marítimo não deve ser prejudicado. mas neste jogo é dia de greve, porque senão nos próximos a greve ainda terá menos adesão!

Anónimo disse...

Tb eu sou de opinião que não se deve de abrir precedentes. No entanto, esse critério deve ficar a cargo da consciência dos sócios/adeptos/simpatizantes do n/Glorioso. Oxalá que todos, mas todos cumpram o comunicado da direcção.

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!! disse...

Então,carissimos?

Qual é a duvida?
"...alguns clubes não merecem...",e depois?Não andam todos a chafurdar na mesma pia?
Temos de ser contundentes na nossa posição,andamos aqui durante anos a tentar ser politicamente correctos e o que é que conseguimos?Fortalecer o tal Sistema!!
Nesta altura não podemos andar aqui a dar uma de filosofos e bonzinhos,é seguir as medidas sugeridas pela direcção e mais nada!
Se resultar,optimo,se não resultar pensaremos noutra coisa.
Agora não podemos andar a fazer a defesa do nosso clube com um ramo de rosas na mão,assim não vamos lá!!!
É NÃO,NÃO E NÃO!!!

Saudaçoes Benfiquistas

DarthVader disse...

ha que falar sobre isto com o maritimo e ver-se formas de os poder "reenbolsar" de outra forma.

kuanto a medida de nao ir ao jogos fora, deve ser cumprida á letra!

Galaad disse...

Nâo!!! Claramente não!!!

Tenho muita pena pelo Maritimo, porque vai ser o primeiro a sofrer as consequencias desta tomada de posição que visa credibilizar as arbiragens e repor a verdade desportiva.

Não vão!!!!!!

Galaad disse...

Nâo!!! Claramente não!!!

Tenho muita pena pelo Maritimo, porque vai ser o primeiro a sofrer as consequencias desta tomada de posição que visa credibilizar as arbiragens e repor a verdade desportiva.

Não vão!!!!!!

Anónimo disse...

eu acho que os benfiquistas não devem pisar determinados estádios de clubes submissos àquele clubezeco do norte. o Marítimo talvez não mereça este gesto por parte dos benfiquistas, visto que tb tem sido uma das equipas mais prejudicadas desta Liga. Não será por um episódio da pré-época?

Bimbosfera disse...

Opinião geral é «Não» e a minha também! E eu, que vivo em Viseu, ou melhor, sou de Viseu, estou em Portalegre há não sei quantos anos, se quiser ver o Benfica só tenho a TV ou ir, sempre, a qualquer lado? É que há pessoas que nem sequer têm clube da sua terra na primeira divisão!
Não, é não, é não! E que se lixem, TODOS, desculpem lá, mas METERAM-SE COM O BENFICA, AGORA OU TOMAM POSIÇÃO PÚBLICA CONTRA OS CORRUPTOS, OU P*TA QUE OS PARIU A TODOS!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Far(away) disse...

Não se pode pedir a alguém que vive na Madeira e que tem a oportunidade única de ver o Benfica quase de ano a ano, que faça boicote ao jogo.

Anónimo disse...

pode-se peidr sim senhor! o benfica precisa faz-se..mas que raio! eu não gosto mt do presidente mas tem de se fazer!eles tem de sentir a dor!todos.. justiça cega.
vao chorar por não ver o benfica na oportunidade que tem? pois então que chorem uma vez ou preferem ser comidos e envergonhados anos e anos??

Carlos Alberto disse...

Apesar de lamentar que o Maritimo seja a primeira vitima e que eu, próprio me tenha de abster a ir ver, como o meu filho (apesar de lhe prometido) o próximo jogo do Glorioso fora, acho que não devemos mesmo ir aos Estádios. A nossa força reside nos adeptos que temos, se esses adeptos mostrarem desunião então os corruptos passarão a ser muito mais poderosos que nós.

JNF disse...

Toneca:

1 - Nunca nenhum comentário teu foi eliminado aqui no blog, pelo menos por mim. Volto a dizer, tenham atenção à verificação de palavras, confirmem que escreveram bem e que no topo da caixa de comentários aparece o aviso de que o comentário foi submetido, caso contrário não nos chega nada. Aliás, neste caso específico, eu desejo que os adeptos não sigam o pedido da direcção e que se façam sentir e ouvir no estádio.

2 - Eu não disse que os benfiquistas da Madeira se sentem confortáveis, pelo contrário, sentem-se desconfortáveis por ouvirem estas declarações da direcção incentivando a que não vão ao jogo sabendo que só podem ver o SLB ao vivo duas vezes por ano.

Bobe disse...

JNF, eu já tive comentários não publicados por estar contra esta posição tomada pela direcção. num post feito pelo galaad. exprimi-me contra n ofendendo nem bloggers, nem clube. não utilizei palavrões. e a verificaç das palavras estava correcta, tendo ficado para posterior aprovação... isto somado às razões que afastaram o papoila calmante faz-me crer que este blog tem muito pouco democrático, assemelhando-se ao benfica de agora, mas não respeitando os ideais democráticos de sempre do clube.

Bobe disse...

mas abordando o tema do post, em que medida se luta pela arbitragem asfixiando as contas dos outros clubes? ou não assinando contrato com sporttv? ou afirmando que o laurentino dias é persona non grata?
a arbitragem dos jogos da liga são da jurisdição da liga. e esta direcção que propôs este conselho de arbitragem foi apoiada pelo benfica há pouco tempo.

JNF disse...

Mais uma vez a falta de democracia no Eterno Benfica aqui a ficar comprovada. Fiz um post em que exponho prós e contras de uma dada situação, vocês comentam e, na vossa larga maioria, acham que os adeptos não devem ir aos jogos fora. Eu, depois, dei a minha opinião dizendo que acho que devem ir e apoiar. Mais uma vez não concordam comigo e o que é que eu fiz? Apaguei os comentários todos. Oh wait, afinal estão cá todos, não falta nem um. Péssimo exemplo de democracia.

Qual é o vosso sentido de democracia? Será "vê lá se desta vez passas o meu comentário ó fascista de merda!"? ou "não sabes nada do que é ser benfiquista, és uma vergonha meu filho da puta"?

Se é esta democracia que querem, faço minhas as palavras do Galaad: "Vão para a Venezuela."

É inacreditável que ainda não tenham percebido duas coisas: primeiro, há mais de 4 anos na blogosfera, este é um blog plural que teve, teme e terá opiniões diversas dos diferentes intervenientes. Nas caixas de comentários está a prova disso mesmo, podem procurar nos arquivos, está lá tudo à mostra, opiniões de total acordo, total desacordo, há de tudo. Não queremos é cá gente a criar mau ambiente nem a insultar outros users. Segundo, democracia implica responsabilidades, isto não é uma "caça ao homem". Quando este blog foi criado foi para discutir o Benfica, nos melhores e piores momentos, atitudes e decisões, elogiando quando os elogios são merecidos e criticando quando as críticas são merecidas, desejadas e oportunas.

Se aqui não houvesse democracia, não deixaria passar comentários com opiniões diferentes da minha. Não vejo isso por aqui. Se gostam dos textos, do ambiente e da discussão, venham, se acham que há falta de democracia, lamentamos não por nós mas por vós, venham se entenderem, se não gostarem paciência, ninguém vos aponta uma arma à cabeça a dizer "digita aí www.eternobenfica.blogspot.com".

Adeus e boa tarde.

JNF disse...

João Bobe:

1 - Deixar de ir aos estádios não implica necessariamente que as arbitragens nos deixem de ser adversas. Cria é uma pressão psicológica extra em quem manda.

2 - A liga não recebe uns dinheiros da Sporttv? Se os benfiquistas deixarem de pagar esse canal, eles ficam com menos receitas e menos para depois pagar à liga para transmitir os jogos, penso eu.

3 - As influências do Laurentino vão muito mais longe daquilo que podemos imaginar.

Bobe disse...

JNF,

não sei se leste o meu comentário. ou se apenas ficaste vidrado na parte falta de democracia. referenciei um caso específico, disse quem tinha sido o blogger. não te acuso de falta de democracia, mas se um colega teu de blog tem uma atitude como a que descrevi, posso acusar o blog de falta de democracia.

Em relação a ti, não sei se já reparaste, mas há mts posts teus em que te dou inclusive os parabéns pq concordo ou com o conteúdo ou com a forma como expões. tal como te congratulo pela forma como respondeste a todos os comentários, incluindo os meus.

Bobe disse...

pq é q no passado ano isto não foi um problema, pq é q mm sendo prejudicados, ganhávamos os jogos?

Qto às medidas:
1- os clubes deixam de ter adeptos e vão pedir a liga: epá, deixem lá o benfica em paz e não os prejudiquem?
2- hipocrisia. nem te proponho uma aposta em como o benfica vai renovar com a olivedesportos pq sei que tb n gostas de perder.
3- e o ano passado pq tivemos sempre calados com o laurentino? gosto de um clube coerente e diferente. e não um clube q qd ganha está td bem. e qd perde só sabe falar de apitos dourados ou casos nuno assis.

JNF disse...

João Bobe,

a resposta não foi directamente direccionada a ti, mas a todos os que têm dito isso. Quanto à moderação de comentários, quem a faz sou eu e o Galaad, tanto nos posts de um como nos de outro, por isso, muito provavelmente fui eu a faze-lo.

Quanto às questões que levantas:

1 - Não. Mas o barulho de fundo de muitos benfiquistas pressiona. As atitudes pressionam.

2 - Já acreditei mais em como os direitos não iam ser renovados. Com quem se sentou LFV lado a lado após o comunicado? Pois é.

3 - Pois, também eu. E se ganhámos no ano passado era porque eramos muito melhores, a mim sempre me ensinaram que ser melhor não bastava, era preciso ser MUITO melhor.

Carlos Alberto disse...

1º É claro que incomoda, ninguém vai pedir para deixar o Benfica em paz, o que vai acontecer é serem pressionados pela tesouraria afim de não serem tão alinhados com o "sistema".
2º É claro que vão ser renovados com a Olivedesportos e não é pelo dito cujo se sentar ao lado do Vieira é porque é o único player no mercado.
3ºÉ claro que é preciso sermos muito, mas mesmo muito melhores para ganharmos.

P.S. Até agora os meus post sempre foram publicados e muitas vezes em contraponto com as opiniões do JNF o que me permite concluir que o eterno é muito mais democrático que o ser...

Bimbosfera disse...

Boas. Já comentei antes, mas estou a acompanhar a discussão. O problema é este, temos uma direclão, a direcção tomou uma atitude, o comunicado. A direcção é legítima nas suas decisões, completamente legítima, tendo vencido com 90% dos votos. Na époco passada tinham crédito. Nesta têm que ter também. Não é só porque perdemos alguns jogos que tudo tem que passar a estar mal na direcção e fazermos o que queremos. Se a direcção pede, especificamente, para se fazer «greve» aos jogos, não estou a ver onde é que está o problema, e para quem falava do Marítimo estar ou não alinhado ocnnosco, contra o Porto, ou seja como for, tem hoje O Jogo e o destaque dado às declarações do trenador deles, a queixar-se da pressão do Benfica.
Não pode haver tréguas para ninguém. O Marítimo fez ao Porto tão só o que nos fez a nós quando quisémos comprar o Makukula, pediu o que tinha direito, e bem, pelo jogador estar emprestado lá e lá a ser valorizado. Não temos que estar preocupados com estes ou com aqueles.
Vamos lá a ver as coisas por partes, de alto a baixo, se for preciso, com os clubes actualmente na primeira divisão:

Porto: diamentralmente opostos a nós, corruptos.

Guimarães: aparentemente connosco numa aliança, mas já se vieram queixar de nós nos termos queixado, temos em Machado um exemplo de quem não gosta de nós, e pouco ou nada de bom surgiu dessa aliança, do clube que se aliou a nós para poder ir à Champions, com a força da nossa ajuda. Claro que ajudámos, podíamos ter ido também. Só ficámos mal na foto, e eles parecem mais amigos dos azuis, pese embora o Braga ser o parceiro «oficial» do que nosso.

Olhananens: claramente alinhados, viu-se na última épcoa, com Jorge Costa lá e os empréstimos, e o que se soube que foram as mensagens dentro do balneário para fazerem, literalmente, a folha ao Benfica. Eu li isto, antes do jogo, por gente que sabe, de fontes que estavam no balneário. Era mesmo para fazerem o que nos fizeram para amarelar, expulsar e lesionar o máximo de gente possível. Soube disto antes do jogo deles na época passada e confio a 100% na minha fonte.

Académica: parecem caladinhos, mas é ver onde anda Jorge Costa agora, quem lá tinham no ano passado. Vale a pena dizer mais?

Braga: tudo dito!

Paços de Ferreira: na época passada tinham lá um dos maiores anti-benfiquistas primários que andava na primeira liga, de nome Ulisses Morais. Temos lá dois jogadores, mas isso não faz, até agora, o Paços um clube aliado, pois no passado diziam que não queriam lá jogadores emprestados, mas, mudou a direcção, a primeira ooisa que fizeram foi aceitar jogadores do Porto, e agora 2 nossos...

Sporting: anti-Benfiquistas primários, cujo campeonato é ficar à nossa frente, ainda por cima alinhados (submissos) com os corruptos. Pouco mais a dizer.

Nacional: viu-se a figurinha contra o Porto, pareciam zombies. Só contra nós é que jogam bem?

Já continuo.

Márcio Guerra

Bobe disse...

JNF, fica-te bem a defesa do colega, mas duvido q tenhas sido tu. no tal comentário não expressei mais do que expressei nos comentários a este post.

Dp de renovados os direitos de Sporting e Benfica, acredito que os do Benfica tb estejam acordados e esperem apenas momento mais positivo para ser tornado publico.

Temos de voltar ser muito melhores, e para isso necessitamos como no ano passado, os estádios cheios a empolgar os nossos jogadores.

Bimbosfera disse...

Continuação:

Beira-mar: emprestámos jogadores com eles na segunda. Sempre foi conhecido, apesar de para já não ter opinião oficial, e já jogaram com os corruptos, sobre a posição deles. Foram lá jogar de peito aberto (sabendo que iam levar nas orelhas?).

Vitória de Setúbal: com o Manuel Fernandes à frente estão sempre contra o Benfica, mas podem, pontualmente, a nível de futebol jogado, admitir qualidade por causa do Jesus. Há relações longínquas do Porto a Setúbal, vários treinadores, etc., e cheira-me que gostam lá mais deles do que de nós, e por mim tudo bem. Cada um com as companhias que quer.

União de Leiria: zangam-se as comadres, sabem-se as verdades. O Bartolomeu achou que brilhava mais do que o «raio» que o iluminava, PdC, foi parar à segunda num ápice... Já cá está de volta. Para mais do mesmo? A ver vamos.

Naval: com o Zvunka, que não é destas bandas, foram lesados pelo Porto, acharam estranho. Rasgam-se sempre todinhos contra nós. Podem estar alinhados ou não com eles, mas não são, de todo, aliados nossos.

Portimonense: com o Litos, que esteve no Estoril em 2004/05, sei que nessa altura ele era também anti-benfiquista primário. Sei que o Portimonense andou afastado vários anos por afrontar o «raio» que iluminava o outro. Deixaram-se de afrontas, subiram, por fim, de divisão. Há lá emprestados do Porto. Não são nossos aliados, e foram dos primeiros a virem-se queixar de faltarmos aos jogos fora.

Marítimo: até ver, não estão connosco, e o caso Kléber está já a servir de arremeço contra nós, por estranho que pareça, para darem a entender, por exemplo o Rui Moreira, que foi por nossa causa que ele foi expulso, por jogarem contra nós! Incrível como se deturpam as coisas e as pessoas calam. Depois, quantas vezes é que já ouvimos queixas efectivas do Marítimo por causa disso? Sabemos que vieram logos os «bispos» do Conselho de Justiça, ou lá o que é, dizer, sem haver nada a dizer, que era coisa sem pernas para andar, que não havia provas contra o Porto. É verdade? Não há provas? Um mês, 30 dias, 3 jornais desportivos, uma espécie de desportivo (Mais Futebol) a darem eco disso todos os dias, jogador que não faz pré-época com o clube pois está no Brasil retido, e palavras sobre isso? Nada. Marítimo comeu e calou. São estes os amigos que temos? Não, obrigado!

Já acabo, no Rio Ave, e considerações finais.

Márcio Guerra

Bimbosfera disse...

Continuação, espero que final.

Rio Ave: foram os segundos a serem comidos pelo Porto, este ano, depois da Naval. Do Carlos Brito, sempre tão lesto a defender os seus, sempre com tanta vontade de nos ganhar, apesar de parecer que era nosso aliado no ano passado, tinham lá o Nélson Oliveira, e dá-me a impressão que o pessoal se iludiu com isso. Ele, no ano passado, só constatou o óbvio ao dizer que jogávamos bem. Jogávamos um futebol lindo, do melhor que quase todos os Benfiquistas viram jogar. Sobre o Porto e ser comido, na mesma jogada 2 penalties, golos irregulares, nada se ouviu. É como o outro, se calhar, estava a olhar para o chão? Não viu?

O Villas-Boas, esse morcão de primeira, veio dizer que «ah e tal, não vai acontecer, mas que peçam para repetir os jogos». Vou fazer minhas as palavras do Coluna D'Águias Gloriosas, e dizer, alguém que diga a esse merdas se Naval, Rio Ave, Braga e Nacional também vão pedir para repetir os jogos. O Guimarães, na realidade, há um ano, queria repetir o jogo contra o Braga, um dos maiores roubos de que há memória. Atenção, serem roubados não faz dele aliados, simplesmente iguais. São roubados, como nós somos. Só que há um ano goleávamos, e mesmo roubados ganhávamos.
É o que está a falhar agora, golearmos, ou ganharmos, mesmo roubados.
Outra coisa, devemos sempre, não é só nos blogs, fazer referência a arbitragens, quer ganhemos, quer percamos, pois grandes treinadores, Trappatoni, Mourinho, Fergusson, etc., falam sempre que são prejudicados, mesmo que ganhem. Há sempre coisas a apontar de erros.
Nós é que temos uma espécie de adeptos, armaods em sportinguistas, que acham que são diferentes, e que não se queixam. Eu queixo-me. Acho que nos devêmos queixar. Logo, se alguém aqui conhece alguém lá na direcção, por favor, façam-lhes chegar que nos devêmos queixar sempre, se faz favor.
Estamos fartos de ser comidos e não haver resposta. A Benfica TV não pode só servir para passar escutas, tem um papel importante. Porra, vamos lá, estes gajos não merecem o nosso dinheiro. E, se for preciso deixar de ver o Benfica no clube da terrinha uma vez, para ver se isto muda DE UMA VEZ, força, pessoal. Vamos lá!

Abraço a todos!

Márcio Guerra

Galaad disse...

João Bobe:

Se estás com insinuações, bem podes parar. Nunca, neste blog um comentário foi cortado "per si", ou seja, até podia ir em sentido completamente contrário a determinada ideia expresa no post que seria publicado, desde que redigido com educação.

E muitas vezes, é exactamente isso que não acontece. E quando é assim, nunca vêem a luz do dia. E sim, admito que possa ter sido eu a cortá-lo, mas também lhe digo que não me lembro, tal é a quantidade de baboseiras ofensivas com que lidamos diariamente que iria surpreende-lo.

Passe bem.