domingo, 14 de novembro de 2010

Ele é o Benfica

O que é preciso para ser jogador do Benfica? Qualidade, acima de tudo, competência e muito profissionalismo. Ser atleta do Sport Lisboa e Benfica é um trabalho exigente, é carregar nos ombros o querer de vitória de milhões de pessoas. Aquele passe, aquela finta, aquele remate não são apenas apenas um passe, uma finta ou um remate, mais que isso, são a expressão em campo do sentimento e esperanças do povo encarnado. E por vezes as coisas não saem bem, erra-se, falha-se. E o que se faz perante isto? Desistir? Desistir é para os fracos! Sofrem-se injustiças por parte dos adeptos, ouvem-se "bocas foleiras", assobios, o treinador deixa-nos injustamente de fora, quem sabe se com a nítida intenção de o mandar embora, deixa-se de valorizar e reconhecer a inteligência, astúcia e arte de um futebolista talentoso. E eis que um dia sobram uns míseros 5 minutinhos, depois de mais de uma hora a aquecer, para entrar para ouvir uns aplausos. O que faz um atleta do Benfica? Corre, sprinta, luta por cada bola como se fosse a última da carreira. Foi isso que atleta à Benfica fez. Não teve medo de ser feliz. E ao lutar por uma bola perdida, foi feliz, teve a sorte que protege os audazes. Ganhou o lance e em esforço chutou à baliza. A bola entrou lentamente, e o jogador soltou a raiva e desespero acumuladas ao longo dos meses em que foi preterido. Ergueu os braços, agradeceu ao pai e chorou. É este O Jogador à Benfica, este é O Capitão à Benfica, um ídolo para todos. Dos momentos mais bonitos que vi ultimamente, e o Nuno merece-o, se há jogador que dignificou e honrou a camisola e símbolo que orgulhosamente leva aos quatro cantos do mundo, esse jogador é o "21". Muito, muito obrigado Nuno Gomes.

Os jogadores do Benfica entraram em campo sem saber o que esperar dos seus adeptos: se por um lado sabem que são fiéis, por outro lado sabem que a goleada no Dragão deixou marcas. No entanto, os mais de 30.000 que marcaram presença na Luz souberam "tratar" de um conjunto de jogadores com várias feridas expostas. Apesar de algum nervosismo inicial com perdas de bola disparatadas e falta de assertividade no processo defensivo, com Sidnei e David Luiz a perderem lances que não deveriam, em qualquer situação, perder, a Naval não constituiu perigo continuado durante a primeira parte e o Benfica pôde, com relativa facilidade, assumir o jogo. Kardec abriu o marcador à passagem do nono minuto após assistência de Javier Saviola e a partir daí, sem a hipotética pressão do autocarro figueirense, tudo foi mais fácil. Mas mais fácil não significa fácil, significa sim menos difícil. Porque mesmo sem assumir o jogo, a Naval provocou vários calafrios à defensiva do Benfica. Airton é uma máquina, o lance em que ele mete o pé ou o corpo é dele. Que cavalo! Que força! Mas defender sozinho no meio-campo é difícil, especialmente quando se criam auto-estradas sem portagens para a Naval circular a seu bel-prazer. Fábio Júnior testou Roberto numa jogada individual, Hugo Machado acertou em cheio no poste e Carlitos imitou-o minutos depois. Três ocasiões soberanas não aproveitadas. E se alguma delas tivesse sido, provavelmente o curso do jogo seria outro. Felizmente não foi.

Um minuto apenas foi o que bastou para as nuvens deixadas no final do primeiro tempo desaparecerem. Após jogada de insistência, Nico Gaitán remata um bola difícil com força e colocação fazendo um golo de bandeira. 2-0, navio ao fundo, fim da batalha Naval. O Benfica sentia-se mais à vontade em campo e até ao terceiro golo foi apenas uma questão de minutos. Novamente Salvio na jogada a cruzar do lado direito e, quem mais, Nico Gaitán a aparecer e de primeira a fazer um golo daqueles que nem na PlayStation se fazem, rematando ao ângulo, sem hipóteses para Salin. 3-0, tranquilo, vitória no bolso e tempo para gerir.

O resto da história já vocês sabem.

33 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com isso, há muito que defendo que um jogador com esta experiencia, é muito útil num Benfica dos "pequeninos". Estou convencido que contra o Lyon seria um resultado diferente se ele tivesse entrado para segurar o jogo no meio campo ofensivo e fazer as tabelinhas que só ele sabe fazer, em vez do weldon ou do Jara. Acho um erro dizer que só está no SLB por causa do balneário, ele está no Benfica também porque é um bom jogador.

Dogus disse...

Obrigado Nuno Gomes!

Joni disse...

Desculpem dizer isto aos defensores do Nuno Gomes mas ele não é nem nada que se pareça a solução para o ataque que procuramos... é preciso é dar minutos ao Jara que ele tem qualidade só precisa de soltar o seu jogo

Anónimo disse...

Ganhamos! E isso é que importa! Temos que remar TODOS para o mesmo lado!

jcnaguiar disse...

Mesmo sendo Sportinguista nao deixa de ser admirável ver Nuno gomes voltar a marcar golos, dá que pensar ver jogadores q apenas precisam de 4 minutos pa marcar enquanto que outros tem inumeras oportunidades nao marcam, mas penso q isto de ser argentino ou brasileiro tem as suas vantagens,infelizmente! Nuno gomes para mim e para mtos um dos mtos idolos do futebol ainda mto antes do Ronaldo.

Parabens por este simbolo do futebol portugues!

Éter disse...

Concordo com o primeiro comentário. Se tem entrado com o Lyon não tinha havido aquele descalabro.

JNF disse...

Ele e aquele camião chamado Airton. Aliás, tenho isso escrito no post.

Carlos Alberto disse...

Um capitão com muita classe e tens razão JNF um capitão à Benfica.

P.S. Era desnecessário esse teu P.S.

Anónimo disse...

O Jesus meteu o Nuno contra vontade! Ele a abanar a cabeça quando o Nuno entrou!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/11/mais-uma-jornada.html

Anónimo disse...

para os mais distraídos, o saviola é o líder de passes para golo do benfica esta época.

Pedro disse...

O Saviola não é solução mas o Nuno é?
É pá...não aos exageros. Calma. Gosto do Nuno acho que é bastante útil no banco e a jogar 20/25 minutos mas como solução inicial, para uma época, já não serve.

Mr. Shankly disse...

Chiu, anónimo. O Saviola não joga nada.
Quanto ao Nuno, parece-me óbvio que é uma escolha tão válida quanto, por exemplo, Kardec. Compreendo que o Jesus queira fazer os miúdos crescer, mas o Nuno merece mais.

Anónimo disse...

O grande problema do adepto irracional é não ver o óbvio! Saviola está a jogar bom futebol? Sim! Está a jogar como o ano passado? Não! Porquê crucificar o homem? ... Nuno Gomes é Grande Mesmo!

Ricardo disse...

Defendo que o Nuno Gomes deve ser uma opção bem mais válida. Se não estiver à frente do Jara nas prioridades (e não está) tem de estar pelo menos à frente do Weldon. Isto, claro, dependendo do que o jogo pede e muitos jogos têm pedido a entrada de alguém que saiba guardar a bola, fazê-la rodar, explorar os espaços deixados abertos pelos adversários. E nisso Nuno Gomes é forte. Não se percebe a ridícula utilização.

Quanto ao PS, acho-o absurdo. Se quanto ao Jara compreendo que haja quem não acredita muito nele, até porque ele não tem entrado bem (embora me pareça que precisa de ir entrando e jogando mais), quanto ao Saviola não sei como é possível dizer isso. Saviola só tem estado pior em termos de finalização. No resto, continua um enormíssimo jogador.

John Wakefield disse...

O Saviola não joga nada????
O Saviola é só o melhor avançado do Benfica. Assiste, Desiquilibra, desmarca-se bem...
Já O Nuno Gomes deu mto ao Benfica e foi um grande jogador mas nos ultimos 2/3 anos ja nao tinha categoria para ser titular no Benfica. São factos. Mesmo assim, fiquei satisfeito com o golo dele ontem. Ele mereceu-o pelo grande profissional que é.

O GLORIOSO disse...

Bem ele há coisas fantásticas, não há?
Agora é o Nuno Gomes que parece que descobriram que afinal é um avançado fabuloso, brilhante quiça o melhor da história do futebol. O mundo é mesmo curioso. Durante os anos que foi titular com os terceiros e quatos lugares (com 1 titulo) era a vergonha da equipa, era a "Isabel Queiroz do Vale", era o Ponta de Lança que falhava golos, era como se dizia o Nulo Golos. Finalmente quando está e bem a suplente, a entrar de vez em quando, a ser importante como devia ser há muito tempo no balneário como grande Benfiquista que é, cai tudo em cima que devia ser titular, que até devia pôr esse perneta sem qualidade do Saviola no banco. É esta a grande coerencia de muitos benfiquistas. Até preferem o Nuno Gomes á classe magnifica de um predestinado como Saviola que mesmo em má forma é 1 milhão de vezes mais jogador que o nosso capitão.
Mas o fim é outro. É mais que visto que tudo serve para atingir o Jesus, o Presidente e o Rui. Enfim...

P.S- Sou um grande admirador do Nuno, fico sempre muito feliz quando marca e é essencial que fique no clube para sempre, mas como jogador está bem assim: Importante no balneário e a entrar muito de vez em quando.

Marco disse...

O Saviola é solução e o Nuno Gomes também é solução, se calhar em condições normais não para o onze. Mas o que o kardec faz o nuno também faz. Eu critiquei o cardozo no inicio da época, e agora percebo porque ele joga. Ele não corre é verdade mas o kardec não ganha uma bola de cabeça. O Jara que deve ter menos uns 20cm ganhou mais bolas do que ele. Kardec ainda é muito fraquinho.

Cristina disse...

Longe de mim querer tirar mérito ao Nuno Gomes. O homem é ENORME e um verdadeiro capitão à Benfica. Merece cada aplauso, cada ovação, cada golo, cada oportunidade porque tudo dá em nome do clube. É um prazer vê-lo jogar. Agora, sinceramente, não percebo como é que somos capazes de não aplaudir da mesma forma o Saviola... Sim, está num mau momento, sim, tem falhado golos claros, sim, está muitos furos abaixo da época passada, mas, caramba, é o Saviola! Merece que sejamos compreensivos e merece a nossa confiança e estas críticas não são grande ajuda moral.

Anónimo disse...

Eu gosto muita da Amélia, mas gosto mais de feijão frade...
e pronto já não vai mais vinho para esta mesa...(o único a quem o Nuno pode tirar o lugar nesta equipa é ao weldon).
Só há neste momento 2 jogadores de bola no Benfica - o Aimar e o Saviola! (o Coentrão e o Luisão, com alguma boa vontade) o resto fazem umas corridas e dão uns pontapés na bola...
Com este post arrancas uns valentes aplausos aos andrades!

DeVante disse...

"Desde quando é que, neste momento, Saviola e Jara são soluções?!"

Se Saviola não é solução neste ou noutro Benfica, vou aí e já venho.

Mas o benfiquismo é isto, é ter opinião própria e não ser "carneiro"...

JNF disse...

Acho imensa piada às carpideiras que vêem críticas ao Vieira neste post. Sempre a chorar, parecem aquele puto do Ídolos, o Gemias ou lá o que é.

"Ai agora o NG já serve?". Por favor, não sabem qual é a minha opinião sobre o NG? Então calem-se.

JNF disse...

Alguém pediu o NG para titular? Eh pá, isso são vocês que dizem, não eu! Não metam aí palavras que não são minhas.

Fico feliz por saber que há pessoas que reconhecem a importância de Nuno Gomes no Benfica, para além de mim. Dois deles foram a sprintar, aos 90', para serem os primeiros a festejar, quando neste momento, se repararem, quase não se festejam golos do Benfica dentro de campo. Quem foram? Pois é, não é coincidência.

FelDriX disse...

JNF, há que saber aguentar a crítica e a discórdia... Essas 2 reacções não ficam bem.

Também não concordo com o P.S., de todo! Infelizmente o NG não é opção a Kardec ou Saviola, na minha opinião. Poderá ser útil seguramente no balneário mas dentro de campo sinceramente nao vejo como...

Mais importante que a frente de ataque é termos meio campo mais forte contra equipas mais poderosas, quem esteve na Luz atento viu que, mais uma vez, Airton ou Javi sozinhos não dá!!!

JNF disse...

"JNF, há que saber aguentar a crítica e a discórdia..."

eu diria assim:

"JNF, há que saber aguentar estoicamente a crítica e a discórdia por mais disparatadas e recambolescas que sejam as opiniões de indivíduos cuja única função é fazerem choradinho do "oh, ai atacaste o Presidente" (como se pode ver neste post puro de maldade para com Vieira, muahahahah) e as justificações são, "Nuno Gomes não pode jogar!". Ou seja, as justificações são... não são."

Concordo mais assim, porque aguentar críticas e algumas alarvidades tenho feito eu desde 2007.

Anónimo disse...

Temos um Nico Gaitán, uns furos muito acima do Di Maria na sua primeira época. Veremos a sua progressão, mas cheira-me que há ali jogador... Quanto a esta época, acho que ainda há muita coisa para ganhar, e pelo menos se não formos campeões, ainda vamos criar alguns calafrios aos de lá de cima, havendo ainda também taça da liga, taça de portugal, e champions, Eu estou com bastante esperança. O que mais me assusta é a burrice do mui nobre e respeitado sr vieira, é que se esta equipa se mantém para a próxima época, mesmo com a eventual saída de dois ou três craques vai-se apresentar a muito bom nível, vamos lá ver é se ele não despacha meia equipa, e se não comete o maior pecado de todos, que é mandar o JJ embora.

Lembrem-se de uma coisa, nos últimos anos, depois de uma goleada como a que sofremos no ladrão, não saiamos da cepa torta tão cedo...isto quer dizer que há alguma coisa que mudou...

Bobe disse...

Um jogador que regressou a Portugal (e a custo zero) na sua melhor idade. Que sempre soube gerir palavras e silencios. Inteligente. Não agarrado ao lugar como demonstrou há umas semanas que disse que deixaria de jogar no Benfica. Será um presidenciável a bem do Benfica. Ele ou Humberto Coelho, bem auxiliados.

DeVante disse...

Por acaso alguém dispensou o Nuno Gomes?

Acho de um oportunismo atroz o facto do Nuno ter feito um golo, com o jogo já resolvido, vir cá exigir mais minutos para ele.

Mas o Nuno é isso, marca SEMPRE quando o jogo está resolvido.

Mas quando é para resolver...tá quieto...como nos tempos onde era titular...

Se me perguntam se o Kardec é melhor que o Nuno Gomes respondo logo: NÃO!

Se me perguntam se o Jara é melhor avançado que ele, respondo: NÃO!

Se me perguntam se o Weldon é melhor do que ele, respondo: NÃO!

Agora, que Cardozo e Saviola são melhores, não tenho dúvidas...

JD disse...

Sempre tive um "mixed feeling" sobre o NGomes, o homem dos golos impossiveis e dos falhanços inacreditaveis...

Nos seus melhores anos sofreu por ter equipas miseraveis a jogar com ele. Mas falhava tantos e tantos golos...

No entanto, pelo numero de épocas q jogou, é dos jogadores com mais golos marcados ao serviço do SLB, logo já faz parte da sua história.

Não creio q seja alternativa a ninguem neste plantel, mas pode entrar cirurgicamente em momentos de maior abanão psicologico da equipa, como no jogo com o Lyon.

Saviola é muito superior, Kardec e Jara são para fazer crescer, Cardozo...é Cardozo e titularissimo, Weldon tem caracteristicas próprias e dá jeito em determinadas circunstancias.

O NG tem q perceber quais as suas circunstancias e de saber viver com elas. Se acha q pode ir ano ou dois para as Arábias, força. Agora, um capitão não vem dizer isso para os jornais. Se não quer ficar, pode sair. Tem os salários pagos e teve o privilegio de levantar a taça de campeão o ano passado. O Benfica não lhe deve nada.

Quanto ao profissionalismo...hum hum...é bom profissional fumando o que fuma (e fumava!!) ?? Talvez.

De qlqr forma gostei muito do golo da "Princesa" e festejei ruidosamente!!

P.S. ele NÃO é o Benfica e achei o Ps claramente infeliz, ainda bem q o retiraste!

Pedro disse...

Tb reparei nesse pormenor dos três primeiros golos terem festejos muito contidos...

JNF disse...

Pedro (1), JD (2), De Vante (3) e anónimo (4):

1 - Os 3 primeiros golos? TODOS! Praticamente todos os golos desta época foram contidos! Vai ver se não acreditares. E curiosamente, viste quem foram os 2 primeiros a chegar ao pé do Nuno Gomes em sprint? Coentrão e Amorim! Por que terão sido estes? Pois é...

2 - Retirei o PS por engano ao apagar tudo o que estava para baixo da última frase, pois não retiro aquilo que escrevo. Quanto ao resto, Costa Pereira fumava desalmadamente antes, durante e depois dos jogos, Rui Costa também era uma chaminé e o Miguel idem. Maus profissionais? O Costa Pereira e o Rui Costa? Tomara ter muitos como estes! Quanto às declarações do NG para os jornais, enfim, quem é então a referência? O Luisão que nunca está satisfeito com nada e que TODOS os defesos diz que quer sair?

3 - Quando é para resolver "está quieto"? Essa é boa. Aliás, é o maior mito alguma vez criado no Benfica! Só no ano passado entrou para a Taça da Liga contra o Nacional e após 20 segundos em campo faz uma assistência de morte para o Saviola, marcou em Olhão aos 90+2'. Queres mais? Até parece que nunca marcou ao Sporting, ao Porto, na Champions, e primeiros golos ou golos decisivos até pela selecção contra Espanha, Inglaterra, França, Turquia e Alemanha. Não são propriamente o Arrifanense ou o Cinfães!

4 - Gaitán tem mais 3 ou 4 anos que Di Maria quando chegou, daí ser claro e esperado um melhor desempenho.

Anónimo disse...

Ia mesmo agora dizer isso JNF. Que ingratidão estas pessoas!

JD disse...

Percebo que não consigas responder a tudo o que todos dizem.

De qlqr forma podias ter dispensado ter respondido a isto:
"Quanto ao profissionalismo...hum hum...é bom profissional fumando o que fuma (e fumava!!) ?? Talvez."

Claramente não era o foco do comentário e terminava com um "talvez".

Mas pensando bem, não, não é um grande profissional. Um atleta que é de top, a ganhar o que ganha, num clube de top, numa selecção candidata (naqueles anos)
a ganhar um titulo não pode fumar.

Costa Pereira? já passaram 50 anos...era outro futebol e outra posição, não?

Rui Costa? todos adoramos o R COsta. A dedicação, o amor ao clube, o carinho pelos adeptos, etc etc. Mas, não é dele que me lembro qdo me quero referir a um profissional. Aí lembro-me do cínico Figo e do obsessivo CR7.

Sinceramente, não me lembro de nenhum grande profissional no Benfica.

Aliás, fumar ou não é até irrelevante para ver se é mesmo um bom profissional.

Vejamos, nos ultimos 4 anos em que melhorou o N Gomes? nada...treina por treinar para ganhar o lugar. O que pode, eventualmente, ter melhorado foi devido à experiência...

É comparavel com profissionais como o Eusébio, CR7, Figo ou kaka que treinam, sozinhos se for preciso, até à exaustão?

Abraço

JNF disse...

Figo como um bom profissional? Ronaldo como modelo? Pode ser, mas não serão os meus modelos.

Mas essa de melhorar nos últimos 4 anos é descabido. Que jogadores é que conheces que tenham melhorado na sua carreira após os 30/31 anos? Eu não me lembro de nenhum.

Abraço.