quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Why always you... Cardozo


É dos jogadores mais decisivos no Benfica mas também dos mais criticados pela massa associativa, principalmente quando as coisas não estão a correr bem ao Glorioso. Confesso que compreendo quem não aprecia o estilo e que se prefira um avançado mais móvel e com faro para o golo. Mas tenho dificuldades em perceber as críticas excessivas ao número 7 ou que não se lhe reconheça qualidade e competência.

Na minha perspectiva, Óscar Cardozo falha muito porque aparece muitas vezes no sítio certo, ao contrário de outros avançados que poucas oportunidades têm ou criam. Pegando noutro jogador ofensivo mas de características e funções diferentes como exemplo, o saudoso Isaías rematava "ene" de vezes à baliza. Porém, o mérito dele não constava no facto de chutar vinte vezes por jogo, passe o exagero, mas sim na facilidade e capacidade que tinha para conseguir arranjar espaço, fugir às marcações, driblar de maneira a conseguir tantas vezes surgir na zona de remate.

Depois, nos tais vinte remates, marcava um ou dois golos. Claro está que os outros dezoito iam ao lado, ao poste, para o terceiro anel. Não se pode querer eficácia a 100% porque ela simplesmente não existe no futebol. Basta vermos outros grandes jogos de qualquer liga para percebermos que também os melhores falham muitos golos, escandalosos ou não. O primeiro parâmetro de avaliação, quanto a mim, passa por ter alguém que saiba criar muitas oportunidades, que consiga aparecer no espaço e no sítio certo tantas vezes quantas faz o nosso paraguaio. Depois, os melhores do mundo, são aqueles que têm melhor aproveitamento nessas oportunidades que criam ou conquistam. Muito provavelmente, se o rendimento dele fosse ainda maior, já não era nosso jogador, sendo que calculo que não tenha sido fácil ao Benfica segurá-lo nestes anos todos que leva de águia ao peito.

Mas, mesmo assim, 114 golos é um registo muito bom. É um facto e penso ser unânime para todos que é uma excelente marca. Existe quem ainda tenha melhor, mas não serão muitos nem fáceis de encontrar. Haverá altura de Nelson Oliveira ou Rodrigo ganharem o seu espaço. Mas enquanto estiverem em processo de aprendizagem, é preciso reconhecer-se que tirar o lugar ao nosso matador não é uma tarefa fácil. Caso estes jovens lhe ganhem o lugar será por mérito deles, pela sua qualidade e pelo potencial que poderão vir a atingir.

O Cardozo é um bom avançado porque, mesmo limitado como se diz, mesmo não utilizando o pé direito com a frequência que muitos lhe parecem exigir, esquecendo porém que existem excelentes avançados que não usam o pé menos forte com regularidade, mesmo com um mau jogo de cabeça que se diz que ele tem, mesmo sem a velocidade e aceleração que se diz que devia de ter, consegue sempre arranjar oportunidades para tentar facturar. Mesmo que falhe um, dois ou três golos que muito boa gente considere como oportunidades claras de golo, o certo é que a probabilidade se levantarem no estádio, no sofá ou da cadeira para festejarem um golo seu, é elevada. De resto, não considero o jogo de cabeça do Cardozo mau, pelo contrário e quanto à velocidade dele, existem muitos que correm bastante mas que raramente estão no sítio certo.

E, principalmente para quem levou anos e anos sem ter um ponta de lança que conseguisse criar oportunidades de golo, faz-me confusão que não se valorize mais o nosso número 7. Fica o consolo que a partir do momento que pendure as chuteiras, será recordado com saudade. Aposto. Até lá, conto desfrutar muito mais vezes com os seus golos.

17 comentários:

Anónimo disse...

O mais complicado é compreender o jogador. Demorei alguns anos a perceber que não se pode pedir fintas, nem grandes passes, nem grande correrias. Apenas, que decida nos momentos mais complicados, que é o mais difícil no futebol.

Anónimo disse...

CARDOZO o melhor ponta de lança a actuar em portgal e dos melhores do mundo.
regularmente e bem servido é letal.
o melhor ponta de lança no Benfica dos ultimos 17 anos.

Fly disse...

A um ponta de lança exigo GOLOS!
Que mais dizer do tacuara? Assobiem enquanto festejo os seus golos.
Belo post Edu.

dezazucr disse...

Falha muito??!???!??!!

Anónimo disse...

Boa tarde,
os jornais afirmam que o Reyes foi vendido para o sevilla. Gostaria de saber, visto que o benfica tem 25% do passe do jogador, se o benfica vai receber algo por essa venda.

Pedro disse...

Edu, não concordo nada com uma parte do post. É falso que Cardozo falhe muito. Bem pelo contrário...

JNF disse...

Bem reaparecido sejas Edu!

Quanto ao post, concordo com a generalidade. E também tenho a opinião de que Cardozo falha bastantes vezes golos fáceis, como outros falhavam (Nuno Gomes, por exemplo).

Só não concordo quando dizes que tivemos anos e anos sem avançados que criasse oportunidades de golo. Miccoli e Nuno Gomes criavam. O primeiro sobretudo para si e o segundo sobretudo para os colegas. Aliás, a "sociedade" entre o "21" e o italiano foi das que mais futebol de qualidade apresentou pelo Benfica.

Edu disse...

Caro Dezazucr e caro Pedro:

É perfeitamente possível que eu tenha exagerado. Confesso que não sei qual será a sua percentagem de concretização em comparação com outros grandes avançados. Não a considero má sendo que me debrucei mais nos seus golos marcados, na minha opinião pessoal e não em elementos estatísticos.

Mas falei nisso porque é normalmente essa a crítica que leio ou oiço quando o tema é Óscar Cardozo. Que falha muitos golos, sobretudo os fáceis. E foi por isso mesmo que decidi publicar este texto.

Mesmo a imprensa nas suas avaliações sobre o desempenho dos avançados, muitas vezes costuma a dizer que o jogador x "não teve bola", "não teve oportunidades de golo". Por vezes com sentido mas muitas vezes penso que estão incorrectos pois acontece que nem todos têm a capacidade de estar no sitio certo e em criar a oportunidade, ou seja, aparecer no espaço há hora certa e no momento certo.

Daí ter dado o beneficio da dúvida nessa situação visto que importante mesmo para mim é o facto de ele marcar muitos golos e aparecer diversas vezes no sitio certo. Só falha quem lá está.

Espero ter-me explicado melhor desta vez :)

Caríssimo JNF, muito obrigado.

Também concordo contigo mas o Miccoli, o Saviola, o Nuno Gomes ou mesmo o Suazo que muito boa gente não gostava, para mim são jogadores diferentes do Cardozo, do Pierre Van Hooijdonk ou do João Tomás. Referia-me mais a pontas de lança que, durante as últimas duas décadas, se disse ser a principal lacuna da equipa.

O criar oportunidade neste caso era em aparecer no espaço, estar no sítio certo... À ponta de lança, de instinto goleador.

Um abraço a todos.

JNF disse...

Anónimo,

Penso que sim, o Benfica terá direito a cerca de 875 mil euros.

Unknown disse...

mais um bom negócio ...
Sobre o Cardozo só tenho isto a dizer:
Ele marca um, ele marca dois, ele marca três e nós cantamos outra vez
Tenham cuidado, ele é perigoso, ele é o Oscar Tacuara Cardozo

Mr. Shankly disse...

"Na minha perspectiva, Óscar Cardozo falha muito porque aparece muitas vezes no sítio certo"
Ora bem, como dizia o meu ilustre homónimo:
"Yes Roger Hunt misses a few, but he gets in the right place to miss them"

Cardozo é o maior, basta ver o que nos acontece quando não joga.

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Cardozo é claramente um jogador fundamental na equipa, só não vê quem não quer ou que me desculpem quem percebe pouco disto... vá lá não levem mal o comentário....

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Só mais uma cena essa de que o Cardozo falha muito é uma cena... marada... eh,eh,he,eh... que ele não é de fintas sim é verdade, que falha muito, isso deve ser dos óculos tridimensionais que o people usa, desfoca a verdade...lol...

POC disse...

JNF,

Que boas memórias, Nuno e Fabrizio. Sou doido com o segundo. Foi uma facada não terem ficado com ele. Um génio, dava gosto ver jogar. Jogadas e golos como poucos. E era nosso. Queria ser nosso. E ficou dos nossos.

Edu,

Bom post. Concordo. O que mais me enerva no Óscar é mesmo o facto de às vezes não respeitar opções, sejam dos adeptos, seja do treinador, seja do árbitro. Prefiro isso a um banana, claro. Mas Óscar acumula alguns episódios menos próprios, falo principalmente das expulsões injustificadas. São várias, várias. É isso que quero que termine.

Ser do Benfica é cantá-Lo no Vietname! É ver o vídeo aqui:

http://simaoescuta.blogspot.com/2012/01/23012011-halong-bay-diario-na-asia-9.html

Francisco disse...

Bom post Edu. Concordo com tudo. Também sou da opinião que não é tão mau de cabeça como muitos pregam.


Abraço.

Edu disse...

Caro POC, que video Ahahahah Muito bom, gostei de ver. Grande momento.

Fico feliz por ver tanta gente a dar valor ao Tacuara.

Um abraço a todos.

Anónimo disse...

Boa tarde,

Parabéns pelo post, está bem conseguido.

Ponto prévio, fiquei aterrorizado quando vi o Cardozo a treinar a primeira vez no Benfica. Como é que alguém podia dar 9M por um jogador com tamanha lentidão?!

Depois vieram os jogos e continuou a não me convencer. Reconhecia-lhe, como continuo a reconhecer, dois gestos de classe mundial: o remate com o pé esquerdo e a rotação sobre o pé direito, seja para sair para o remate, para o drible ou para a desmarcação, nestes dois aspetos parece-me do melhor que há.

Nas duas primeiras épocas apenas fui convivendo com ele. Sim, era eficaz e marcava muito, é inegável, mas também era evidente que o Benfica perdia muito jogo por causa das suas características (lances em profundidade era proibido, bola sempre para o pé).

Até que chegaram JJ e Saviola, e quando alguns pensavam que "acabou o Cardozo" eis que ele tem o máximo rendimento. A profundidade deixou de ser um problema e Cardozo era o homem ideal para aquelas funções, o "target man".

Aqui poder-se-ia pensar que, nesta época, com o novo sistema, agora é que ele não ia ter hipótese. A ajudar à festa vimos o 1º jogo oficial da época, com Saviola na frente e a equipa a funcionar muito bem. Como é que o Cardozo ia conseguir jogar no meio de tanto artista, tantas tabelinhas, circulação de bola super rápida?

Aqui, meus caros, é que o Cardozo me conquistou para sempre - lutou, adaptou-se, progrediu e mais do que sobreviveu, dá até a sensação de que ainda poderemos ver mais Cardozo.

Peço desculpa por me alongar, só mais um detalhe: Nélson e Rodrigo, aproveitem bem os 2 padrinhos, dificilmente encontrariam melhor escola.

Cumprimentos