terça-feira, 6 de novembro de 2012

Benfica joga continuidade na Champions

E na Europa. O jogo com o Spartak assume um carácter decisivo na luta pelos objectivos na Europa do futebol desta temporada. Uma vitória sobre os russos abre boas perspectivas para a passagem aos oitavos-de-final, enquanto que uma derrota ou até mesmo o empate podem deixar o Benfica à beira da eliminação total da Europa, com poucas chances de assegurar uma simples presença na Europa League.

Vamos a contas, de tão habituados que estamos a pegar na calculadora para prever o futuro. Colocando três cenários (o mais provável, o melhor dos cenários e o pior de todos), veremos o que o Benfica tem de fazer para assegurar a presença nos oitavos-de-final da Champions League:

O Mais Provável:
  • Barcelona vence em Glasgow e em Moscovo.
  • Celtic derrota Spartak na última jornada.
Se este cenário se verificasse, os catalães seriam líderes do grupo e o segundo lugar acabaria por ser disputado pelas três restantes equipas. O Celtic, em cinco jornadas, faria 7 pontos e o Spartak 3. Para o Benfica continuar na Champions League, teria de vencer duas das três partidas que faltam, sendo que uma dessas duas vitórias teria de ser contra os escoceses. Assim, o Benfica faria pelo menos 7 pontos, os suficientes para passar, dado que uma igualdade pontual com o Celtic favorece-nos no confronto directo. Este parece-me ser o cenário mais provável. O Barcelona parece ser demasiado forte para qualquer uma das equipas, o Celtic deverá derrotar, em teoria, os russos em casa, visto que até já o fez fora de portas, e o Benfica, na Luz, tem por obrigação vencer os dois adversários dos potes 3 e 4. Tudo somado, o Barça alcança os "impossíveis" 18 pontos, Benfica e Celtic fazem 7, o Spartak fica-se pelos 3.

O Melhor dos Cenários:
  • Barcelona vence em Glasgow e em Moscovo.
  • Spartak e Celtic empatam em Glasgow.
Se os astros se alinhassem, aconteceria isto mesmo. Desta forma, o Celtic faria 5 pontos em outros tantos jogos, ficando o Spartak com 4. Para o Benfica se apurar para o "mata-mata" da Champions, precisaria "apenas" de uma vitória frente aos escoceses por mais de um golo de diferença, servindo um empate contra os russos e uma derrota em Camp Nou. Se tal se verificasse, Benfica, Spartak e Celtic ficariam empatados no segundo lugar com 5 pontos cada, mas o Benfica acabaria por assegurar o segundo lugar por via de uma diferença de golos superior à dos rivais no apuramento, pois também empatariam em termos de pontos efectuados entre si.

O Pior dos Cenários:
  • Celtic vence os dois jogos em casa.
Se o Celtic vencer os dois jogos em casa, o Benfica precisa de vencer os três encontros que faltam disputar. Ganhar ao Celtic e ao Spartak em casa parece plausível. Ir ganhar a Camp Nou...

1 comentário:

Luís disse...

Acho que há uma forma mais simples de olhar para isso, jornada a jornada.

hoje
--- Celtic - Barcelona
só a vitória do Barça nos interessa, caso contrário o Celtic pode fazer 8 pontos com vitória em casa contra o Spartak na última jornada
--- Benfica-Spartak
vitória por 1-0 ou mais de 2 golos é o ideal para termos vantagem no confronto directo.


--- Benfica - Celtic
qualquer vitória do Benfica serve para vantagem no confronto directo
--- Spartak - Barça
se tivermos vantagem contra o Spartak no confronto directo este jogo até pode ser empate (o barça, em princípio já estará apurado)

Ao chegar ao final da 5ª jornada já saberemos se precisamos de um milagre em Camp Nou ou não.
Temos o apuramento se fizermos a nossa obrigação (ganhar os dois jogos) e o Barça fizer o mínimo exigível dele (vencer em Glasgow para celar o apuramento e não perder em Moscovo)
Podemos ficar dependentes do Celtic se não ganharmos vantagem no confronto directo contra o Spartak.