domingo, 2 de maio de 2010

De volta aos anos 80

Eu poderia escrever uma crónica sobre o jogo. Poderia faze-lo. Mas não vou. Há coisas muitíssimo mais importantes a relatar sobre o que se tem passado nos últimos dias e inclusive nos jogos de hoje.

Voltámos aos anos 80. Tempos onde o "vale-tudo menos arrancar olhos" era a lei naquela região do país governada por um grupo de mafiosos que controlam tudo, polícia incluída. No pré-jogo assistimos a tudo: vandalismo nas Casas do Benfica, especialmente as do norte do país, compra de bolas de golfe que acabariam por ser arremessadas durante o jogo, preparação de esperas nas estações de comboio por onde passassem os adeptos do Benfica, apedrejamentos ao autocarro onde a comitiva benfiquista se deslocava, declarações à la Pôncio Pilatos do líder do monte de esterco azul, desresponsabilizando-se por aquilo que ele mesmo preparou, num discurso onde ainda teve a brilhante ideia de incluir a polícia. Há mais? Há sim. Novos apedrejamentos ao Vermelhão que provocaram estilhaços que acabaram por atingir Pablo Aimar e Alan Kardec. Num país normal isto daria uma sanção grave, mas estamos num país onde tudo se compra, desde um guarda-redes do Paços de Ferreira, passando por um árbitro e terminando na classe mais asquerosa da sociedade, aquela que tem a faca e o queijo na mão, falo dos juízes, obviamente.

No jogo propriamente dito assisitmos a uma fiel cópia daquilo que se passou nos anos 80 e também nos 90. A intimidação foi notória, bolas de golfe arremessadas, isqueiros atirados a jogasdores encarnados, nem o próprio Jorge Jesus se livrou de uma agressão de um adepto, que se estivesse num país decente, seria de imediato entregue pelos outros adeptos, como j+á aconteceu no ano passado com o Bétis de Sevilha, por exemplo. E estamos a falar do treinador! No relvado mais do mesmo: Di Maria recebe amarelo não por agredir mas por ser agredido, Coentrão também é amarelado num lance em tudo idêntico a um que Fucile protagonizaria poucos minutos depois mas aí o cartão ficou, naturalmente, no bolso, Javi também foi admoestado. Há um penalty claro como água que não é assinalado por mão de Hulk, jogador que voltou a simular penalties em quantidades industriais. Ficamos por aqui? Nem por isso... o golo do Porto é em fora-de-jogo nítido e tão claro que nem uma câmara da Sporttv ou as suas fabulosas linhas oblíquas conseguem desmentir, sem esquecer as acusações gravíssimas e verdadeiras que João Gabriel protagonizou na conferência de imprensa, quando disse que os responsáveis da Polícia do Porto afirmaram que o autocarro não foi sequer apedrejado. Nomeação cirúrgica do senhor Olegário, em 12 minutos ditou quem ficaria de fora do jogo com o Rio Ave. Quem se segue na próxima jornada: Jorge Sousa (AF Porto) ou Cosme Machado (AF Braga)?

Em Braga mais do mesmo, já nos habituámos: depois das duas vitórias sobre o Marítimo com um penalty incrível, numa ocasião, e uma bola fora das quatro linhas noutra, depois do jogo Braga x Benfica, depois da vitória em casa frente ao Guimarães, depois do Leiria, depois dos bilhetes oferecidos em 5 ou 6 jogos com deslocações já pagas, já só faltava comprarem o guarda-redes titular do Paços e ainda marcarem nesse lance em fora-de-jogo. Só faltava isso mesmo. E foi o que aconteceu, naturalmente. "O Braga já é campeão", diz o palhaço do treinador que parece que levou um tiro no queixo, "ai o Mossoró, o Vandinho, pobrezinhos que agrediram quem eles no fundo é que ajudaram". Ó Domingos, que te nasça um pinheiro no dito.

O Porto ainda virá a Lisboa, mais precisamente a Oeiras, para a final da Taça de Portugal. Serão, como é de esperar, muito bem recebidos. Não sou a favor da violência, acabo de fazer um post a condena-la, mas não difícil de adivinhar o que vai acontecer aquela... vá... gente quando cá vier. Condeno a violência, mas não sou hipócrita ao ponto de dizer "oh que pena" quando o autocarro deles for apedrejado. Não vou festejar, obviamente, mas também não contem comigo para chorar e apelar aos coitadinhos porque sabemos quanto aquela gente vale. Querem hipocrisia? Vão a outro lado.

Mas também sou muito sincero quando vos digo o seguinte: as possibilidades do Benfica em ganhar o campeonato são, à partida, muitas. Mas depois do que vi hoje, depois do que se passou na viagem, depois do condicionamento em 12 minutos, depois de um golo em fora-de-jogo no nosso jogo e de um frango com mala de dinheiro e ainda em fora-de-jogo noutro... meus amigos, vai ser muito difícil. Nesta merda de país que se chama Portugal, onde as coisas são feitas tão às claras e tão mal, os de sempre passarão impunes. Eu comprava já Carlos Fernandes para a próxima época. Vai ser um semana dificílima, é preciso ser, durante esta semana, do Benfica! Mas repito: vai ser muito, muito, mas muito difícil pontuar em casa com o Rio Ave. Cosme Machado ou Jorge de Sousa? Façam as vossas apostas.

15 comentários:

pennycollector disse...

Jorge Sousa. Limpinho.
Mas vá lá, vá lá...pouparam-nos o Luisão...podia ter sido ainda pior. Mas verdade seja dita, depois do um igual não soubemos ser equipa, não soubemos ter a calma suficiente para tomar conta do jogo em definitivo. Mas não há duvidas. No Palermo do norte vive-se num universo paralelo, em que as leis do país não passam de meras sugestões. É só mais um sintoma da terra sem lei que é este Portugal...
Agora, limpar a cabeça, cerrar fileiras e ganhar ao Rio Ave. O resto é história.

Éter disse...

Vamos ganhar 3-0.

O braga não ganha na Madeira.

Manuel Oliveira disse...

JNF, partilho das mesmas ideias no que se refere à dificuldade que vamos ter mas temos de fazer valer a nossa categoria. No entanto, a Direcção do clube tem de se precaver com a nomeação do árbitro, ao contrário do que tem sido seu hábito.
Não quero ser beneficiado, apenas não quero ser prejudicado.

JNF disse...

Quanto custa o kilinho de Braccali?

Éter disse...

lol

Olh'ó Braccaaali fresquiiiinho!!

Mas vais ver que não ganham...

Anónimo disse...

Jorge Sousa. O cosme foi 4º árbitro hoje.

Unknown disse...

JNF

Esqueceste aí a simulação grosseira do Belushi. Porque é pelo árbitro fechar os olhos à simulação, que o porto marca o segundo golo. Se o arbitro apitasse a simulação e mostrasse amarelo a belushi, obviamente não era golo.

Eu ainda estou boquiaberto com o que se está a passar, só agora vi o golo do Braga. Não consigo acreditar nesta merda de país que vivo.

Contra tudo e contra todos, vamos ser campeões.

E este caray do Pintinho nunca mais morre?

troza disse...

É verdade que o Benfica não mereceu ganhar este jogo. Não foi 10 vezes melhor que o adversário, o que é condição para ultrapassar os olegários quando se joga no estádio do cabrão.

A minha indignação, mais do que uns amarelos, vai para 3 lances capitais do nosso campeonato:

1 - Golo mal anulado ao Luisão no Braga-Benfica (e aqui nem vou falar da expulsão do Cardozo)

2 - Penalty claríssimo para assinalar contra o Braga na Luz

3 - Golo em fora de jogo do Meyong frente ao Paços de Ferreira.

Dito isto, parabéns ao Benfica: tirando o resto dos casos (que claramente prejudicam o Benfica e beneficiam o Braga), bastava 1/3 de decisões acertadas aqui para que o Benfica já fosse campeão. É o único justo campeão e, ganhe o título ou não, é caso para dar os parabéns aos nossos jogadores. É difícil jogar sempre 10 vezes melhor que o adversário...

E o último jogo vai ser difícil. 1 ponto muito difícil de conquistar. Eu acredito no Benfica campeão mas, face aos condicionalismos no nosso flanco esquerdo, acho que é mais provável o Braga sair da última jornada com o título. A não ser que não seja o Jorge Sousa nem o Artur Soares Dias a apitar o Benfica, mas duvido...

Highlander disse...

quanto terá recebido o GR do Paços de Ferreira ?

só faltou ser ele a meter a bola lá dentro, mas vá lá, teve o discernimento de preparar a bola para ser um jogador do braguinha ... que até estava em fora de jogo.

redjan disse...

O Rio Ave.. aos 15 minutos já está a levar dois! escrevam...

Quanto ao que se passou ontem ... apenas pergunto .. para quando uma manifestação deste Povo perante a submissão de toda uma classe política ao poderzinho obscuro do papa????

RSA disse...

Soares Dias !!!!

iBenfiquista disse...

Vamos concentrar-mo-nos no próximo jogo. É para ganhar!! E esqueçam o Braga.

Mais uma vez tirámos os olhos da bola. Os adeptos do Benfica andaram eufóricos toda a semana a comemorar, como se o campeonato já estivesse ganho. Eu, mais uma vez, observei sem me pronunciar, mas não gostei nada. Nunca se pode contar com o ovo no cú da galinha. E mais uma vez aconteceu. Não foi a primeira vez esta época. Por isso, os adeptos benfiquistas também têm culpa no cartório.

Agora é olhar para a frente e concentrar-mo-nos naquilo que interessa: GANHAR O PRÓXIMO JOGO!. Sem olhar para o lado, para oBraga ou para o raio que o parta!

Vamos ganhar o próximo jogo! É nisso que TODOS os adeptos benfiquistas se têm de concentrar durante toda a semana. Mais nada!!

Unknown disse...

A fcp virá a oeiras!POrque não esperar os acerebrados e despejar milhares de bolas de golfe por aqueles cornos abaixo?Os individuos iam todos para o hospital levar pontos em vez de ver o jogo.No minimo era fazer-lhes o mesmo que à nossa equipa.Se um ou dois (ou mais) nunca mais respirasse pouco importava!Eles fazem o que lhes apatece e nada lhes acontece!FORÇA BENFICA!

DeVante disse...

Quando for o Porto a vir para a final da Taça, aí a PSP fará buscas, e terá um zelo tão demedido que fará inveja à Polícia de Nova Iorque...

É sempre assim, sempre foi assim...

Anónimo disse...

Mas não ,não, ai eles não saem vivos da arena da luz !
QUEM QUER QUE SEJA tem de ser honesto CASO contrario FUNCIONA a forca ,mais nada